SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3PERMANECER NA UNIVERSIDADE: SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO TRABALHO POR DOCENTES APOSENTADOSPsicanálise no Juizado de Violência Doméstica: A História das Mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

CUNHA, Rocelly; DIMENSTEIN, Magda Diniz Bezerra  e  DANTAS, Candida Maria Bezerra. O IMPACTO DAS EXIGÊNCIAS DE EXCELÊNCIA CIENTÍFICA NA SAÚDE DE PESQUISADORAS PQ/CNPQ DA PSICOLOGIA. Rev. Subj. [online]. 2022, vol.22, n.3, e12588.  Epub 22-Nov-2024. ISSN 2359-0769.  https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i3.e12588.

Objetivou-se discutir os efeitos das exigências da excelência científica na saúde das bolsistas PQ/CNPq da psicologia. Utilizou-se questionário on-line aplicado a uma amostra não probabilística de 85 mulheres, dentre as 204 bolsistas PQ/CNPq cadastradas no sistema e entrevistas remotas com 24 delas. As pesquisadoras identificam processos de adoecimento em razão das exigências do trabalho acadêmico e de pesquisa. Consideram que sustentar a carreira científica em nível de excelência em um contexto machista, patriarcal, desigual e precarizado reverbera negativamente na saúde. As mulheres, diferentemente dos pesquisadores homens, precisam lidar cotidianamente com o sexismo institucionalizado, com a discriminação e as hierarquias de poder nas universidades e instituições de pesquisa. Além disso, com as responsabilidades domésticas e familiares que ainda estão fortemente associadas às mulheres na cultura machista que impregna a sociedade brasileira. Esses fatores as tornam mais vulneráveis ao sofrimento e adoecimento. Percebe-se que as exigências acadêmicas se articulam às desigualdades de gênero, criando um ambiente propício à expansão dos gradientes de vulnerabilidade e intensificação do sofrimento psíquico, bem como de adesão das mulheres à racionalidade individualizante hegemônica que desconecta a produção de adoecimento do gerenciamento da vida e das imposições de gênero.

Palavras-chave : gênero; ciência; processo saúde-doença; bolsistas PQ; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )