Servicios Personalizados
Articulo
Indicadores
Compartir
Revista Subjetividades
versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777
Resumen
RAMOS, Mozer de Miranda; CERQUEIRA-SANTOS, Elder; MACHADO, Rodrigo de Oliveira y PASSOS, Gustavo Figueiredo. Covid-19 e jovens LGBT+: isolamento social e uso de aplicativos de encontros. Rev. Subj. [online]. 2024, vol.24, n.1, e13543. Epub 20-Mar-2026. ISSN 2359-0769. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i1.e13543.
Os jovens LGBT+ são especialmente vulneráveis a distress. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a percepção do isolamento social pela pandemia de Covid-19 e o uso de aplicativos de encontros por jovens LGBT+. Também objetivou compreender os fatores relacionados ao uso dessas plataformas e à percepção dos jovens LGBT+ sobre o isolamento social. Uma pesquisa online foi realizada no Brasil com 816 jovens LGBT+ com idades entre 18 e 32 anos. Um questionário, proposto pelos autores, foi usado para medir o impacto da pandemia da Covid-19 em suas vidas, a percepção de isolamento social e o uso de aplicativos de encontros e outras plataformas relacionadas. Os jovens LGBT+ sentem-se afetados emocionalmente pelo isolamento social e há evidências de um desconforto familiar significativo em relação à sua identidade LGBT+. O uso de aplicativos de namoro não se associou a maior quebra do isolamento social, seu uso foi fortemente caracterizado como mecanismo de interação social. O estudo apontou especificidades do isolamento social para jovens LGBT+, principalmente relacionadas à sua saúde mental. Além disso, os aplicativos de namoro foram apresentados como uma ferramenta de enfrentamento e interação social.
Palabras llave : minorias de gênero; Covid-19; jovens; aplicativos de encontro; isolamento social.












