SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Experiencias y estrategias de atención a mujeres embarazadas consumidoras de crackLa precariedad del trabajo y la deshumanización psicosocial en produciones cinematográficas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Psi Unisc - Revista do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul

versión On-line ISSN 2527-1288

Resumen

VALE, Nielsen Ricardo Ferreira et al. Tempo nos dispositivos eletrônicos e reconhecimento das expressões faciais emocionais em crianças. Psi Unisc [online]. 2024, vol.8, n.1, pp.40-61.  Epub 10-Abr-2026. ISSN 2527-1288.  https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i1.18472.

O objetivo deste estudo foi examinar a relação entre o tempo diário de exposição às telas e a habilidade de reconhecer expressões faciais emocionais. Um total de 60 crianças, com idades entre oito e onze anos, de ambos os sexos, participaram deste estudo, sendo divididas em dois grupos: o grupo controle, com até duas horas de exposição diária às telas, e o grupo de estudo, com mais de duas horas de exposição. Foram aplicados os seguintes questionários: sociodemográfico, rastreamento do desenvolvimento, teste de Acuidade (triagem), teste de reconhecimento de expressões faciais emocionais e o Diário do uso de mídias para monitorar o uso das telas. Os resultados revelaram que as variáveis alegria (40% e 55%), medo (70%) e tristeza (40%) mostraram associação entre as variáveis “tempo de tela” e “emoções faciais e suas intensidades”. Isso indica que o grupo de estudo teve um desempenho significativamente inferior em identificar essas intensidades em comparação com o grupo controle. Os resultados obtidos ajudaram a compreender como a alta exposição ao tempo de tela pode interferir no reconhecimento das expressões emocionais de médias intensidades. Este estudo traz como contribuição a expansão de pesquisas a fim de que sejam apurados riscos e efeitos dos dispositivos eletrônicos associados ao desenvolvimento das emoções.

Palabras llave : Tempo de Tela; Tecnologia da Informação; Desenvolvimento infantil; Reconhecimento Facial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )