A atual diretoria da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), liderada pela presidente Carmen Mion, iniciou sua gestão com a proposta de celebrar os 70 anos de existência da instituição. Como secretária geral, fui incumbida de organizar o evento, que recebeu o nome de “Simpósio 70 anos! Parte ii”, com o objetivo de dar continuidade à história da SBPSP.
O simpósio teve o propósito de comemorar a filiação da SBPSP à International Psychoanalytical Association (IPA) em 1951. No evento anterior, tivemos a honra de convidar a historiadora Elisabeth Roudinesco, que enfatizou a importância da história como uma aproximação ao princípio de realidade, uma vez que o historiador constrói o fato histórico com base em diferentes pontos de vista e processos de investigação.
Com base nisso, definimos o tema do evento como “As origens científicas e poéticas da SBPSP”. O simpósio contou com a palestra de Elisabeth Roudinesco e a coordenação de Ana Maria Stucchi Vannucchi, diretora científica da SBPSP. Durante o evento, os atuais analistas da instituição compartilharam suas experiências com seus pais analistas, que tiveram uma passagem marcante na Sociedade. Essa mesa foi intitulada “Origens e memórias” e contou com depoimentos de Maria Cecilia Andreucci Pereira Gomes, Paulo César Sandler e Thaís Szterling Rosenthal sobre suas respectivas famílias.
Na terceira mesa, tivemos a oportunidade de conhecer o Centro de Documentação e Memória (cdm) da SBPSP, cuja renda do evento foi destinada à ampliação e atualização do acervo. Regina Lacorte Gianesi e Yone Vittorello Castelo, coordenadoras do cdm, narraram a história do Centro com sensibilidade e precisão, proporcionando uma viagem no tempo. Sob a coordenação de Cibele Maria Moraes Di Battista Brandão, o evento foi finalizado com a apresentação da conferência intitulada “Um sonho encantado da minha Sociedade de Psicanálise - Memórias”, de Luciano Marcondes Godoy,
O simpósio permitiu uma ampliação do conhecimento sobre os 70 anos de existência da SBPSP de forma inesquecível para quem esteve presente. Foi um momento marcado por muita emoção e um desejo ainda maior de trabalhar para que nossa sociedade se torne perene. Agradecemos a todos os participantes pelo interesse em preservar a história da SBPSP.