SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Subject in psychoanalysis and contemporary art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Psicol. clin. vol.19 no.1 Rio de Janeiro  2007

 

Editorial

 

21 anos

 

 

Chegamos à maioridade!

Fundada em 1986, a nossa revista Psicologia Clínica chega aos 21 anos de idade. Tivemos, é verdade, um período de suspensão depois do qual mudamos de formato, de periodicidade, novamente de formato, até chegarmos à configuração atual. O que não mudou, ao longo de todo este tempo, foi a seriedade, a entrega e a vontade de contribuir significativamente para o avanço da Psicologia como ciência e como prática voltada para a transformação social.

No primeiro volume, um editorial escrito pela professora Maria Helena Novaes Mira chamava a atenção para o "nítido movimento de ampliação de fronteiras e alternativas diversificadas da atuação do psicólogo clínico, impondo o desenvolvimento de consciência crítica do alcance e significado social das novas e possíveis formas de sua intervenção psicológica, ampliando o seu conhecimento de natureza auto-reflexiva sobre a complexidade e a novidade de temas e problemas que enfrentam tanto o pesquisador como o profissional de psicologia".

Sábias e proféticas considerações: uma análise do que foi publicado ao longo de todo este tempo permite comprovar a veracidade destas observações, de vez que uma gama enorme de tópicos foi abordada da forma preconizada pela então coordenadora da Pós-graduação. Emancipação feminina, homoparentalidade, papéis de gênero, adolescência, técnicas de entrevista, violência, saúde mental, impacto da televisão, drogadição, mídia, infância, psicanálise e ciência, linguagem, casos clínicos, sexualidade, atendimento psicológico-hospitalar, sócioanálise, normalidade e patologia, tempo, teorias, imaginário e memória, laços sociais, luto, sonhos, anorexia e bulimia, transgeracionalidade, novelas, resiliência, corpo, cultura, regras e alteridade, contos de fada, música dos DJs, tatuagens, subjetividade, internet, pós-modernidade, envelhecimento, terapia cognitiva, o campo e a cidade, lixo, solidão, suicídio, psicossomática, neurociência – eis apenas uma parte dos tópicos abordados, atestando a atualidade de nosso periódico, hoje classificado pelas instituições avaliadoras como sendo Nacional A.

Continuamos avançando com equipe renovada, capitaneada pela Professora Ana Maria Rudge, procurando manter o mesmo espírito a serviço da divulgação consciente e compreensiva do que se produz hoje de relevante na área da Psicologia.

Finalmente, uma curiosidade: na época da fundação da revista, era a Professora Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos quem dirigia o Departamento de Psicologia. Como já o disseram, se a História se não se repete, pelo menos ela rima...

 

Bernardo Jablonski e Monah Winograd

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License