SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3RESILIENCIA FAMILIAR EN EL CONTEXTO DEL TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA: LA PERSPECTIVA DE LOS HERMANOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Psicol. clin. vol.35 no.3 Rio de Janeiro sept./dic. 2023  Epub 11-Oct-2024

https://doi.org/10.33208/pc1980-5438v0035n03edt 

Editorial

Editorial

Jaqueline de Carvalho Rodrigues1 

(1)Editora-chefe da revista Psicologia Clínica


A revista Psicologia Clínica finaliza mais uma edição, com o tema Aplicações clínicas da psicologia em famílias e indivíduos. Esta edição conta com nove artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, organizados nas três seguintes seções temáticas: A psicologia clínica com famílias, Avaliação psicológica e Intervenção psicológica.

A seção A psicologia clínica com famílias apresenta cinco estudos e é iniciada com o artigo Resiliência familiar no contexto do Transtorno do Espectro Autista: A perspectiva dos irmãos, de autoria de Larissa Líbio e Cleonice Alves Bosa, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As autoras realizaram entrevistas com irmãos de crianças com autismo e identificaram características de resiliência familiar, a partir de análises qualitativas. O segundo artigo é intitulado Variables sociodemográficas, psicopatológicas y adaptativas asociadas a la violencia de pareja durante la pandemia, de autoria de Jaime Humberto Moreno Méndez, María Margarita Rozo Sánchez, Janneth Elizabeth Molina Rico, Sandra Jimena Perdomo Escobar, Darío León Rincón e Andrés Mauricio Santacoloma Suárez, vinculados à Universidad Católica de Colombia (Bogotá, Colombia). Neste artigo empírico, os autores identificaram que adultos com sintomas psicopatológicos e baixa escolaridade vivenciavam situações de violência com maior frequência durante a pandemia. Tais dados ainda podem ser identificados atualmente. O terceiro artigo é intitulado O conceito de resiliência parental e suas implicações psicossociais, escrito por Célia Regina Rangel Nascimento, da Universidade Federal do Espírito Santo, e Maria Angela Mattar Yunes, da Universidade Salgado de Oliveira. Por meio de uma revisão narrativa, as autoras discorreram sobre conceitos de resiliência, resiliência parental e resiliência familiar e seus arranjos teóricos.

O quarto artigo da seção A psicologia clínica com famílias tem como título Por entre as tramas familiares: Avós judeus e seus netos por adoção, de autoria de Gizele Bakman, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O quinto artigo é intitulado Foster family and reunification: Decision-making supported by the SARP, desenvolvido por Rachel Fontes Baptista e Maria Helena Rodrigues Navas Zamora, ambas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e João Paulo Delgado, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal). Os dois últimos artigos são estudos de casos que discutem os fenômenos que percorrem o tema da família.

Na seção Avaliação psicológica, é apresentado inicialmente o artigo Instrumentos e técnicas para a avaliação da atenção compartilhada no autismo: Uma revisão sistemática, escrito por Belcris Brochier Mazzitelli e Adriana Jung Serafini, ambas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. As autoras destacaram a falta de instrumentos para avaliar a atenção compartilhada de crianças brasileiras, com adequadas propriedades psicométricas. O segundo artigo da seção é intitulado Almost Perfect Scale – Revised (APS-R): Dados normativos para uma amostra de adultos brasileiros, de Marcela Mansur-Alves, Pedro S. R. Martins e Lucas Martins Lima, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Carmem Beatriz Neufeld, da Universidade de São Paulo. Os autores apresentaram normas para uso da APS-R no Brasil, além de complementar com dados de evidências de validade. O terceiro e último artigo da seção é intitulado Depressão, ansiedade e cyberbullying em adolescentes de Pernambuco, de autoria de Suely de Melo Santana, da Universidade Católica de Pernambuco, Davi Italo Souza Barbosa da Silva, da Universidade Frassinetti do Recife, Artur Cordeiro de Araújo Bezerra, da Universidade Católica de Pernambuco, Juliana Maltoni, da Universidade de São Paulo, Margarida Gaspar de Matos, da Universidade de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal), e Carmem Beatriz Neufeld, da Universidade de São Paulo. Os autores trouxeram dados sobre a violência digital e fatores associados, na adolescência em uma amostra do nordeste do Brasil.

Por fim, o último artigo deste número encontra-se na seção Intervenção psicológica e é intitulado Intervenção clínica psicossomática na gestação de alto risco, de autoria de Taritza Basler, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e de Tagma Marina Schneider Donelli, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. As autoras apresentaram os resultados de uma intervenção psicológica com uma gestante hipertensa, por meio do método de estudo de caso.

Espera-se que os leitores aproveitem esta edição da revista Psicologia Clínica, que conta com estudos de avaliação e intervenção com famílias e indivíduos. Destaca-se a diversidade de instituições, autores e países envolvidos com pesquisas de temáticas distintas. Agradecemos aos pareceristas e editores que colaboraram com a revisão dos artigos publicados na revista Psicologia Clínica em 2023. Boa leitura.

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.