Services on Demand
article
Indicators
Share
Journal of Human Growth and Development
Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598
Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. vol.19 no.1 São Paulo Apr. 2009
EDITORIAL EDITORIAL
Nós da RBCDH temos motivos para comemorações. Está saindo o Vol. 19, n. 1, mantendo nossas - já podemos assim dizer - tradicionais características. Assim, fazem parte deste número artigos oriundos de vários estados do Brasil (Ceará, Paraíba, Pará, Paraná, São Paulo) e do exterior (Portugal). Dentre os colaboradores, em sua maioria docentes, mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação, mas também profissionais de serviços, sobressaíram desta vez os profissionais de Educação Física, com interessantes contribuições sobre vários aspectos do desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas também compareceram psicólogos, enfermeiros, médicos, nutricionistas, biólogos, odontólogos, expressando uma vez mais esse caráter de inter-disciplinaridade. Além de diversos artigos originais de pesquisa, vale também ressaltar excelentes artigos de revisão de aspectos muito atuais do crescimento e do desenvolvimento humanos que, desta vez, abrangeram desde recém-nascidos de pré-termo até aspectos da ansiedade no climatério, fase de importância crescente no ciclo da vida.
Nossa satisfação é ainda maior, porque o presente número é muito especial, pois nele estamos publicando os resumos do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, a realizar-se em São Paulo, na Faculdade de Saúde Pública, de 30 de julho a 2 de agosto de 2009. As expectativas são as melhores. Já temos mais de 200 inscritos, foram aprovados quase 80 resumos de contribuições vindas de muitos Estados brasileiros e mantendo, sem nenhuma surpresa, as mesmas características do que temos visto na RBCDH: profissionais e pesquisadores de variadas procedências e formações, abordando uma gama interessantíssima de assuntos.
A maioria dos palestrantes e participantes de mesas são de São Paulo, muito em função das limitações de orçamento, mas teremos colaborações de oito estados brasileiros, bem como do Canadá, de Portugal e do Reino Unido (Escócia).
Nossos cumprimentos ao CDH - Centro de Estudos do Crescimento e do Desenvolvimento do Ser Humano e ao Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP) pela iniciativa e nossos agradecimentos ao CNPq e à Direção da Faculdade de Saúde Pública pela ajuda recebida
Arnaldo Augusto Franco de Siqueira
Editor da RBCDH