Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
versão impressa ISSN 1517-5545
Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.1 no.1 São Paulo jun. 1999
EDITORIAL
Ao observar o desenvolvimento da ABPMC - Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental - destaca-se o fato de que as pessoas buscam conhecimento e se entusiasmam pelo que fazem. As publicações no Brasil, em Psicologia, têm aumentado provavelmente respondendo à exigência de publicação dos órgãos oficiais e também à necessidade crescente de um público que estuda e procura textos em português.
As revistas de Psicologia são editadas por Universidades e Sociedades Científicas. A ABPMC na gestão 96-97, presidida por Roberto Banaco, iniciou a coleção "Sobre Comportamento e Cognição" e mostrou a importância de incentivar publicações em nossa Associação e a aceitação pelo públicos das obras impressas.
A Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva vem continuar esse percurso, cobrir os tópicos relevantes para a área clínica e de saúde e demonstrar a fundamentação teórica que caracteriza nosso grupo em sua atuação profissional. As teses de doutorado e dissertações de mestrado, bem como as análises críticas e elucidação de conceitos básicos terão um novo veículo para serem divulgadas.
A diretoria do biênio 1998-1999 considera que publicar a revista é possibilitar o desenvolvimento da área e permitir a publicação de trabalhos para um público ávido de leitura que escolhe, analisa, reflete e critica dentro de um determinado referencial teórico.
Procurando demonstrar nesse primeiro número, como a aplicação em análise do comportamento e terapia comportamental decorre da formação básica sólida que continua ininterruptamente após a graduação, resolvemos incluir o artigo "Adeus Mestre" de F. Keller, seu artigo mais citado e conhecido internacionalmente. A importânica do professor Keller no desenvolvimento de Psicologia Experimental no Brasil tem sido destacada em numerosos artigos e livros. Reimprimir "Adeus Mestre" em nosso primeiro número é dar crédito a ele, na comemoração do centenário de seu nascimento ao mostrar como se desenvolveu a área no Brasil.
Consideramos que, atualmente, compartilhar a Terapia Comportamental é um trabalho ininterrupto que se inicia com cientistas, professores universitários, terapeutas e atinge cada vez mais o público e usuários. De modo geral, as questões são levantadas pela comunidade ou público e os estudiosos e profissionais devem ter condição de respondê-las, com base sólida, tanto teórica quanto experimental. Propiciar a produção de conhecimento para uma comunidade grande, ambisiosa e exigente, marcada pela característica de "fazer ciência" e trabalhar bem é o objetivo da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.
A revista foi anunciada no encerramento do VIII Encontro da ABPMC e no Encontro de Terapia Comportamental e Cognitiva em João Pessoa em setembro. A impressão do nº 1, em 1999 é apenas o início. Com a colaboração dos sócios da ABPMC e pessoas que trabalham na área, ela sobreviverá.
Rachel Rodrigues Kerbauy
Editor