Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Ciências & Cognição
versão On-line ISSN 1806-5821
Ciênc. cogn. v.14 n.2 Rio de Janeiro jul. 2009
EDITORIAL
O periódico Ciências & Cognição inicia novos projetos de modernização e aperfeiçoamento, a partir do segundo semestre de 2009. Neste sentido, o volume 14, número 2, apresenta a versão bilíngüe da política editorial e sistema de submissão, avaliação e publicação. Visando a ampliação de sua área de abrangência, o periódico está investindo, ainda, na publicação de materiais em idiomas de larga difusão junto à comunidade acadêmica.
Neste volume, priorizamos os aspectos psicopedagógicos dos estudos sobre cognição, não deixando, todavia, de abrir espaço para o diálogo plural entre campos acadêmicos, que marca a política editorial do periódico. Mantém, assim, seu compromisso com a missão de disponibilizar informação científica de caráter multidisciplinar sobre estudos da cognição, com credibilidade dentro de uma conduta ética e transparente, bem como de atuar com imparcialidade e rigor, contribuindo para a divulgação da produção científica nacional e internacional.
Tendo como escopo sua consolidação como meio de comunicação científica, o periódico encontra-se, hoje, indexado nas bases de dados internacionais: Latindex, Harvester2, DOAJ (Directory of Open Access Journals), Dialnet, CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades), UNC University Libraries, E-jounals.org, AERA SIG (American Educational Research Association Special Interest Group) e SCIRUS. Encontra-se, também, incluso nas bases de dados nacionais: QUALIS (B3, em Educação; B4, em Saúde Pública, Psicologia, Interdisciplinar, Filosofia, Ciências Sociais Aplicadas I; B5, em Letras e Linguística, Medicina II, Engenharia IV), SIBiNet (Indexado como "Ciências e Cognição"), Biblioteca Virtual de Educação (BVE) (Indexado como "Ciências e Cognição"), CanalCiência / Ibict e LIVRE. No entanto, este rol já se encontra em processo de ampliação.
Contando com o apoio do Instituto de Ciências Cognitivas, MCT-CNPQ, MEC-CAPES e Governo Federal, estamos investindo também em ações que considerem a preocupação com a inclusão social e minimização dos déficits de acesso às informações científicas. Neste sentido, estamos aperfeiçoando a interface do periódico, pensando na usabilidade e acessibilidade por portadores de necessidades especiais, favorecendo o uso de softwares de leitura para deficientes visuais. Estas são melhorias e inovações de base que se alinham com o compromisso de mediação e farta distribuição do conteúdo científico com qualidade e responsabilidade social.
Gláucio Aranha
Conselho Editorial Ciências & Cognição