SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Social class perception among elderly people and its relationship with ageing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Psicol. pesq. vol.1 no.2 Juiz de Fora Dec. 2007

 

EDITORIAL

 

Um novo apoio para continuar

 

É bastante árdua a tarefa de editar um periódico científico no Brasil. A empreitada é ainda mais difícil se levada a cabo solitariamente. Assim, o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem buscado parceiros dentro e fora da instituição e é com uma enorme satisfação que informa à comunidade científica que a revista Psicologia em Pesquisa tem um novo parceiro: trata-se do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Aprovado pela CAPES na modalidade de mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF se organiza em torno de duas linhas: 1) Processos Psicossociais em Saúde e 2) Desenvolvimento Humano e Processos Sócio-educativos. Ciente de seus compromissos sociais e científicos, o programa passa a apoiar, a partir do presente número, a publicação da revista Psicologia em Pesquisa.

Doravante, certamente, será mais tranqüilo e confortável o trabalho de editar a Psicologia em Pesquisa. Ressalta-se, ainda, que a parceria trará benefícios para a publicação, que contará com apoio material e, principalmente, humano do curso de mestrado e, também, para o programa, que contará com um veículo de comunicação científica que almeja a excelência.

Fiel à política editorial e mirando esta meta, o presente número da Psicologia em Pesquisa continua priorizando os relatos de pesquisa, mas também mantém o espaço destinado às outras produções textuais de relevância para a ciência. No ensaio teórico “Percepção de classe social entre idosos e suas relações com aspectos emocionais do envelhecimento”, Samila Sathler Tavares Batistoni e Anita Liberalesso Neri fazem uma reflexão sobre “classe social percebida” e “mobilidade social percebida” considerando o processo de envelhecimento. Silvia Gomes Aguiar e Telmo Mota Ronzani, em “Psicologia Social e Saúde Coletiva: reconstruindo identidades”, discutem a relação entre esses dois campos do conhecimento científico e evidenciam que há imbricações entre eles.

Além dos dois artigos de revisão de literatura/ensaio teórico, a Psicologia em Pesquisa publica no presente número uma entrevista e uma resenha. A entrevista realizada por Carlos Eduardo de Sousa Pereira e Fernanda do Carmo Gonçalves com Zenita Cunha Güenther – “CEDET – Um programa de sucesso na educação de dotados e talentosos” – constitui um exemplo típico de uma comunicação científica que, apesar de não relatar uma pesquisa, tem alta relevância acadêmica e social, uma vez que, além da competência e das contribuições históricas expressadas de forma crítica pela entrevistada, o texto apresenta uma lista de obras bastante úteis para pesquisadores da área de altas capacidades. Há, ademais, a resenha efetuada por Eliana Santos da obra “Problemas psicossociais: análise de produção”, de Carla Witter, Marcelo de Almeida Buriti e Geraldina Porto Witter.

Os relatos de pesquisa publicados também reafirmam a política editorial do periódico. Dentre outros aspectos, há de se destacar que os textos são originários de diferentes instituições do Brasil e do exterior, expressam a diversidade teórica e metodológica da Psicologia, bem como a multiplicidade de campos de aplicação do conhecimento psicológico.

Alexandre José Bernardo e Lucio Rennó Junior efetuaram uma investigação empírica na qual correlacionaram as variáveis confiança interpessoal e engajamento cívico, dando origem ao artigo “Confiança interpessoal e engajamento cívico: uma analise correlacional”. Os autores constataram que altos níveis de confiança generalizada se correlacionam com engajamento cívico e, “certamente, isto refletirá sobre a democracia”.

O artigo “Auto-eficácia e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental”, de Luciana Cantarino Rodrigues e Sylvia Domingos Barrera, também apresenta resultados de uma pesquisa empírica e revela que há “associação positiva significativa entre auto-eficácia e desempenho escolar”. Ao longo do artigo as autoras destacam a importância da escola para o desenvolvimento dos estudantes.

Um grupo de pesquisadores da Universidade São Francisco (Itatiba/SP) – Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla, Fernanda Ferracini, Natália Martins Dias, Bruna Tonietti Trevisan e José Maria Montiel – investigou algumas propriedades psicométricas do Teste de Nomeação de Figuras. Os resultados da pesquisa e reflexões sobre o constructo ‘habilidade de nomeação’, incluindo sua relação com a leitura e a escrita, são apresentados ao longo do artigo “Teste de nomeação de figuras: evidências de precisão e validade em crianças pré-escolares”.

Outros dois artigos – “Reprodução escrita de histórias e a escrita ortográfica de crianças”, escrito por Ana Caroline Ferreira de Carvalho e Souza e Jane Correa, e “Consciência morfológica e desenvolvimento ortográfico: um estudo exploratório”, de Márcia da Mota e Kelly Silva, – também apresentam resultados de estudos empíricos sobre o processo de escrita. Ambos também têm implicações significativas para o processo de escolarização de crianças, adolescentes e, até mesmo, adultos.

Em “A representação da mulher na literatura romântica: uma interlocução com a psicanálise freudiana”, Antenor Rodrigues estabelece uma interlocução entre psicologia e arte, nesse caso representada pela literatura romântica. Álvares de Azevedo e Alexandre Dumas constituem uma amostra de autores clássicos da literatura, respectivamente, brasileira e mundial que Rodrigues utilizou para analisar o feminino na arte.

Agora, mais forte em função do apoio recebido do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, Psicologia em Pesquisa buscará a cada número aprimorar a qualidade dos textos publicados. Boa leitura a todos!

 

Altemir José Gonçalves Barbosa

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License