ISSN 1794-9998 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

 

Os trabalhos que publica a Revista DIVERSITAS: PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA devem ser inéditos e responder a algumas das seguintes categorias:

  • artigos de pesquisa científica (resultados de projectos de pesquisa),
  • Artigos de reflexão sobre temáticas originais e associadas à pesquisa,
  • Artigos de revisão que sistematizam os resultados de pesquisa e que exigem um mínimo de 50 referências,
  • Artigos curtos que apresentam os relatórios preliminares de pesquisa,
  • Reportagem e estudos de caso,
  • Reflexões não derivadas de pesquisas,
  • Controvérsias (artigos que discutem sobre outro(s) autor(es) e resposta às controvérsias),
  • entrevistas,
  • réplicas,
  • resenhas de livros,
  • Ensaios,
  • Obituários, entre outros.

Os trabalhos serão enviados para a coordenadora editorial da revista (e-mail: revistadiversitas@correo.usta.edu.co). Serão entregues em disquete (Word versão 6.0 em diante), com duas cópias impressas e com cópia do artigo por e-mail. Devem conter entre 25 e 30 páginas, tamanho carta, espaço duplo, com margem direita e esquerda não inferiores a 3 cm., em fonte Times New Roman, tamanho 12.

 

 

 

Avaliação dos artigos e aceitação

 

A revista somente incluirá os trabalhos originais e a retirada dos mesmos deve ser solicitada formalmente por meio de uma carta à editora da revista e somente após comunicação de aceitação da editora esta poderá ser confirmada.

Cada material será avaliado por árbitros que pertencem ou não ao Comitê Científico, sob um formato padrão que avalia critérios formais (normas de publicação e referencias) e científicos (conceituais e metodológicos). Os avaliadores não conhecem o autor do artigo e os autores também não terão  informações sobre quem avaliou o seu trabalho.

A revista recomenda que os autores consultem os outros números da revista para os seus artigos e as referências de outras revistas latino-americanas, que podem ser encontradas nas bases de dados latino-americanas e ibero-americanas (Clase do Latindex, Scielo Bireme do Brasil e Psicodoc da Espanha).

 

 

 

Normas de publicação

 

Solicitamos que enviem:

  • Título e palavras-chave do trabalho que resumam, de forma clara, a idéia principal da pesquisa; estes deverão ser apresentados em inglês e espanhol.
  • Nome do autor do trabalho e da instituição na qual se realizou a pesquisa.
  • Resumo (abstract) do conteúdo da monografia, sem exceder as 120 palavras, com a sua correspondente tradução em inglês.
  • As normas gerais são as da APA.
  • Gráficos e tabelas: serão inseridos no texto, devidamente numerados segundo a sua ordem de apresentação. Cada um deve ter um título breve que indique claramente o seu conteúdo.
 

 

 

Referências

 

A. Ejemplos para citar en el texto una obra por un autor:

  • Cruz (1995) comparó los tiempos de reacción...En un estudio reciente sobre tiempos de reacción (Cruz, 1995)...
  • En 1995, Cruz comparó los tiempos de reacción...

Cuando el apellido del autor forma parte de la narrativa (ejemplo 1), se incluye solamente el año de publicación del artículo entre paréntesis. En el ejemplo 2, el apellido y la fecha de publicación no forman parte de la narrativa del texto, por consiguiente ambos elementos se incluyen entre paréntesis, separados por una coma. Cuando la fecha y el apellido forman parte de la oración (ejemplo 3), no llevan paréntesis.

B. Obras com múltiplos autores:

  • Quando um trabalho tem dois autores, é necessário citar ambos, cada vez que a referência aparece no texto.
  • Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, deve-se citar a todos os autores na primeira vez que aparece a referência no texto. Nas citações posteriores do mesmo trabalho, são colocados o sobrenome do primeiro autor seguido da frase et al. e o ano de publicação.

Exemplo:

Barón, Ruiz, Bustos y Navas (1999) encontraron que los trabajadores... (primeira vez que é citado no texto).

Barón et al. (1985) encontraron que... (seguinte vez que é mencionado no texto).

  • Quando uma obra é composta por seis ou mais autores, são citados somente o sobrenome do primeiro autor, seguido da frase et al. e o ano de publicação, desde a primeira vez que aparece no texto (na lista de referências, porém, são reportados os sobrenomes de todos os autores).
  • No caso de que sejam citados duas ou mais obras por diferentes autores em uma mesma referência, são escritos os sobrenomes e os respectivos anos de publicação, separados por ponto e vírgula dentro de um mesmo parêntesis.

Exemplo:

En varias investigaciones (Ávila, 1994; Cárdenas, 1996; López y Reyes, 1998) concluyeron que...

A lista bibliográfica, segundo o estilo APA, guarda uma relação exata com as citações que aparecem no texto do trabalho. Somente são incluídos aqueles recursos que foram utilizados para levar a cabo a pesquisa e preparação do trabalho.

Os seguintes elementos são aplicados na preparação de fichas bibliográficas:

  • A lista bibliográfica se intitula referências. A lista tem uma ordem alfabética por sobrenome do autor e são incluídos as iniciais do nome. A lista é escrita com espaço duplo.
  • São sublinhados os títulos de revistas o de livros. No caso de revistas, o sublinhado compreende desde o título da revista até o número do volume (sublinhar as vírgulas antes e depois do número do volume).

Os elementos gerais (os exemplos de fichas bibliográficas que aparecem à continuação foram realizados com espaço simples para guardar espaço na redação deste guia. As mesmas devem aparecer com espaço duplo na lista de referências de seu trabalho).

  • Publicações periódicas (revistas)

Autor, A.A. (año). Título de artículo. Título de la revista, vol., páginas.

  • Publicações não periódicas (livros)

Autor, A.A. (año). Título de la obra. Lugar de publicación: editor o casa publicadora.

Exemplos de referências segundo a APA:

A. Revistas profissionais ou journals

  • Artigo com somente um autor (paginação contínua):

Ronald, F. (1993). In search of the typical eyewitness. American psychologist, 48, 574-576.

  • Artigo com dois autores (paginação separada):

Guilford, R., & Pullman, S. (1994). The process in organizations. Consulting psychology journal: practice and research, 45 (2), 10-36.

Neste exemplo, são incluídos tanto o volume quanto o número na ficha bibliográfica, já que cada edição enumera suas páginas separadamente.

O (2) corresponde ao número da edição; o itálico se estende até o volume da revista.

  • Os nomes dos autores (quando é mais de um) são unidos com o símbolo do ampersand (&). Não são utilizados com este propósito as conjunções e ou and.

B. Artigos de periódicos

Jerez, A.C. (2005, Enero 22). Diez claves para asegurar el éxito escolar de los niños. El Tiempo, p. 5B.

  • Nos artigos de periódicos é utilizado a abreviatura p. quando a citação se encontra em somente uma palavra. Em citações de duas ou mais páginas, é utilizada a abreviatura pp. .

C. Exemplos de referência a livros

Carriot, J. D., & Foster, S. L. (1995). Psychology and related fields. Washington, D.C.: American Psychological Association.

Livro com nova edição:
Mitchell, T. R., & Larson, J. R., Jr. (1987). People in organizations: an introduction to organizational behavior. (3rd ed.). New York: McGraw-Hill.

Livro com autor coletivo ( agência de governo, associações, institutos científicos etc.): American Psychological Association. (1994). Publication Manual of the American Psychological Association (4th ed.). Washington, D.C.: Author.

  • Quando o autor e o editor são os mesmo, é utilizada a palavra Author para identificar a casa publicadora.
  • Enciclopédias:

Bergman, P. G. (1993). Relativity. In The New Encyclopedia Britannica (Vol. 26, pp. 501-508). Chicago: Encyclopedia Britannica.

García Font, J. (1977). Magia y santería. En Enciclopedia Planeta de las ciencias ocultas y parapsicología. (Vol. 5, pp. 141-155). Barcelona: Editorial Planeta.

D. Meios eletrônicos

Resumo (abstract) em CD-ROM:

Bleiberg, E. (1994). Normal and pathological narcissism in adolescence [CD-ROM].

American Journal of Psychoterapy, 48, 30-51. Abstract from: ProQuest File: Periodical Abstracts Item: 01962688.

Programa de computador (software):
Rosenberg, V. (1992). Pro-Cite 2.0 version for the IBM [Computer software]. Ann Arbor, MI: Personal Bibliographic Software.

Não sublinhar os nomes dos programas ou linguagens de computador.

Recursos dos serviços de Internet

A 4ª edição do manual de estilo segundo a APA foi publicada antes da aceitação universal dos protocolos de Internet (http, telnet etc.) e o desenvolvimento deste meio através do World Wide Web (www). Os exemplos à continuação estão baseados em um modelo que foi proposto para redigir aquelas referências que provêm da Internet:

Autor da página. (Data de publicação ou revisão da página, se está disponível). Título da página ou lugar. [Meio utilizado]. Editor da página, se está disponível. URL [data de acesso].

Exemplos

Berrocal, L. (1999, Abril 28). Las grandes montañas. [En línea]. Mare Nostrum.
http://www.conexis.es/-mpontes/montanas.htm [2000. febrero 9].

Ríos, M. (1998, marzo 19). La globalización. [En línea]. La UCA de Managua.
http://www.uca.ni/ellcuria/globo.htm [1999, febrero 9].

URL (Uniform Resource Locator) – o localizador uniforme de recursos é um padrão para localizar documentos de Internet em http e outros protocolos; geralmente a direção do recurso na Internet.

As seguintes referências podem ser encontradas através do World Wide Web (www) e propõem exemplos para citar recursos em formato eletrônico, segundo o manual de estilo APA:

McGuffey, M. E. (1998, Aug. 22). APA style electronic formats. [Online]. University of Vermont.
http://www.westwords.com/guffey.apa z.html [1999, Feb. 10].

Lift, X., & Crane, N. (1997, Jun. 22). Electronic sources: APA style of citation. [Online]. University of Vermont.
http://www.uvm.edu/-xli/reference/apa.html [1999, Feb. 8].

Não serão devolvidos os originais nem serão considerados os artigos que não cumpram com as normas precedentes. A aceitação de um trabalho fica sujeita à revisão efetuada pelos árbitros especialistas no tema. O Comitê Editorial da revista reserva-se o direito de introduzir as modificações formais necessárias para adaptar o texto às normas de publicação. A retirada de um artigo por um autor deve ser confirmada pelo editor da revista por meio de uma comunicação escrita dele ao autor.

Se o seu artigo é parte de um projeto de pesquisa, por favor, esclarecer: datas de realização – início e fim -, entidades executivas e financiadoras.

 

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© Falcutad de Psicología Universidad Santo Tomas 2006

Carrera 9 No. 51 - 11
Bogotá D.C. Colombia
Tel.: +55
Site: http://www.usta.edu.co/diversitas/inicio.html


revistadiversitas@correo.usta.edu.co