ISSN 1983-8220 versão eletrônica

SOBRE NÓS

 

Informações básicas

Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia é uma revista on-line, publicada quadrimestralmente por universidades federais sediadas no Estado de Minais Gerais que possuem curso de Psicologia - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Uberlândia.

A Revista destina-se a pesquisadores e profissionais de Psicologia e áreas afins. O objetivo da revista é difundir e debater os avanços em Psicologia. Publica trabalhos originais, na forma de relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões de literatura e relatos de experiência referentes ao campo da Psicologia e áreas afins, como descritos a seguir:

Relatos de pesquisa (até 30 páginas): relatos de qualidade de pesquisas originais, baseadas em investigações empíricas sistemáticas e completas.

Estudos teóricos (até 30 páginas): artigos teóricos e/ou de revisão crítica da literatura, que contribuam para o desenvolvimento das reflexões sobre o objeto/tema selecionado.

Relatos de experiência (até 30 páginas): comunicações breves de relatos de experiências acadêmicas ou profissionais, com evidências metodologicamente adequadas.

Revisões de literatura (até 30 páginas): manuscritos que descrevem novos métodos, instrumentos, softwares ou técnicas.

Os manuscritos submetidos a Gerais devem ser inéditos, não podendo ter sido publicados anteriormente, nem estar simultaneamente submetidos a outros periódicos e/ou para publicação em outros veículos.

 

Processo de avaliação por Pares

O manuscrito submetido será designado pela Editora Científica a um dos Editores Associados para acompanhamento. Caso o artigo não esteja em conformidade com as “Instruções aos Autores”, não se enquadre ao foco e escopo do periódico, não seja um dos tipos de contribuição descritos em “Diretrizes aos Autores” poderá ser recusado já nesta etapa. Após essa etapa, o(a) Editor(a) Associado(a) encaminhará o artigo submetido a dois avaliadores, membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas externos, cujas avaliações serão posteriormente, e de forma anônima, repassadas aos autores. O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando, portanto, a identidade dos autores e avaliadores. Os artigos poderão ser avaliados como “Aceito sem modificações”, “Aceito com modificações” ou “Não aceito para publicação”. Os artigos avaliados como “Aceito com modificações” deverão ser apresentados pelos autores em nova versão no prazo de um mês a contar do envio dos pareceres. A Comissão Editorial se reserva o direito de realizar pequenas alterações de estilo ou gramaticais sem consultar os autores. Por ser uma revista generalista, Gerais recebe submissões das mais diferentes áreas da Psicologia e campos afins e, em virtude do grande número de artigos recebidos para avaliação, o tempo entre a submissão e a publicação do artigo tem sido superior a 02 (dois) anos.

 

Detecção de plágio e autoarquivamento

O periódico adota ferramenta de detecção de plágio. Em caso de identificação de similaridade explícita mediante o uso de ferramenta antiplágio o artigo será retirado de avaliação e arquivado. Caso pareceristas ou editores levantem suspeitas ou observem indicativos de plágio, o artigo será retirado de avaliação e arquivado. Caso seja identificado plágio em um artigo já publicado, será realizada retratação e o Comitê Editorial poderá retirar a publicação.

 

Periodicidade

Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia é uma publicação quadrimestral. A publicação é coletiva, ou seja, os artigos e outras contribuições serão publicados quando o sumário de um número da revista estiver completo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração

 

Fontes de indexação

Base de Dados:

 

Diretórios:

 

Portais:

 

Taxa cobrada por envio/publicação

GERAIS Revista Interintistucional de Psicologia não cobra as taxas de autores por submissão ou publicação dos artigos que compõem seus números.

Apoio: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP)– Edital 01/2019

 

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Avenida Maranhão, 1668 – IPUFU - Bloco 2C - Sala 39 - Bairro Umuarama
Uberlândia, MG - CEP 38405-318

contato.editoriagerais@gmail.com