ISSN 1983-8220 versão eletrônica

SOBRE NÓS

 

 

Informações Básicas

Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia é uma revista on-line, publicada quadrimestralmente por universidades federais sediadas no Estado de Minais Gerais que possuem curso de Psicologia - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Uberlândia.

A Revista destina-se a pesquisadores e profissionais de Psicologia e áreas afins. O objetivo da revista é difundir e debater os avanços em Psicologia. Publica trabalhos originais com até 25 páginas, na forma de: Relatos de pesquisa, Ensaios, Revisões de literatura e Relatos de Experiência.

Os manuscritos submetidos a Gerais devem ser inéditos, não podendo ter sido publicados anteriormente, nem estar simultaneamente submetidos a outros periódicos e/ou para publicação em outros veículos.

 

Processo de Avaliação por Pares

O manuscrito submetido será designado pela Editora Científica a um dos Editores Associados para acompanhamento. Caso o artigo não esteja em conformidade com as “Instruções aos Autores”, não se enquadre ao foco e escopo do periódico, não seja um dos tipos de contribuição descritos em “Diretrizes aos Autores” poderá ser recusado já nesta etapa. Após essa etapa, o(a) Editor(a) Associado(a) encaminhará o artigo submetido a dois avaliadores, membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas externos, cujas avaliações serão posteriormente, e de forma anônima, repassadas aos autores. O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando, portanto, a identidade dos autores e avaliadores. Os artigos poderão ser avaliados como “Aceito sem modificações”, “Aceito com modificações” ou “Não aceito para publicação”. Os artigos avaliados como “Aceito com modificações” deverão ser apresentados pelos autores em nova versão no prazo de um mês a contar do envio dos pareceres. A Comissão Editorial se reserva o direito de realizar pequenas alterações de estilo ou gramaticais sem consultar os autores. Por ser uma revista generalista, Gerais recebe submissões das mais diferentes áreas da Psicologia e campos afins e, em virtude do grande número de artigos recebidos para avaliação, o tempo entre a submissão e a publicação do artigo tem sido superior a 02 (dois) anos.

 

Detecção de Plágio e Autoarquivamento

O periódico adota ferramenta de detecção de plágio. Em caso de identificação de similaridade explícita mediante o uso de ferramenta antiplágio o artigo será retirado de avaliação e arquivado. Caso pareceristas ou editores levantem suspeitas ou observem indicativos de plágio, o artigo será retirado de avaliação e arquivado. Caso seja identificado plágio em um artigo já publicado, será realizada retratação e o Comitê Editorial poderá retirar a publicação.

 

Periodicidade

Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia é uma publicação quadrimestral. A publicação é coletiva, ou seja, os artigos e outras contribuições serão publicados quando o sumário de um número da revista estiver completo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Fontes de Indexação

Base de Dados:

 

Diretórios:

 

Portais:

 

Taxa Cobrada por Eenvio/Publicação

GERAIS Revista Interintistucional de Psicologia não cobra as taxas de autores por submissão ou publicação dos artigos que compõem seus números.

Apoio agradecimentos: – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEP) - Edital 01/2019

Universidade Federal de São João del-Rei, “Contratação de prestação de serviços não contínuos" (processo número 23122.019742/2020-80)

Edital 05/2017, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), "Programa de apoio a publicações científicas e tecnológicas, publicação de periódicos institucionais".

 

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Av. Antônio Carlos, 6627 – FAFICH - Pampulha 3
Belo Horizonte - MG 31270-901

contato.editoriagerais@gmail.com