ISSN 1983-8220 versão eletrônica

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Diretrizes para autores

Ao submeter um trabalho para a Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, é necessário que ele siga as seguintes diretrizes:

A. O artigo deve estar de acordo com o escopo da revista, isto é, difundir avanços em psicologia. São considerados artigos: relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões de literatura e relatos de experiência.

B. Acolhemos apenas artigos escritos em idioma nacional.

C. Após a submissão ter sido realizada, não são permitidas modificações dos dados de autoria, como a remoção ou inclusão de co-autores.

D. O arquivo submetido deve estar nos formatos .doc, .docx, .odt ou .rtf e sem identificação de autoria. Para remover identificação, basta clicar com o botão direito sobre o arquivo, ir em "Propriedades" -> "Detalhes" -> "Remover Propriedades e Informações Pessoais". Deve-se selecionar os campos que possuem alguma identificação de autor, como "Autores" e "Salvo Por" e deixá-los em branco. Além disso, recomenda-se abrir o arquivo em um programa de edição de texto (Microsoft Word) e clicar no botão Office -> "Preparar" -> "Propriedades". Verificar ser os campos "Autor" e "Salvo Por" possuem identificação de autoria e apagá-la.

E. O manuscrito deve estar em arquivo único e conter os seguintes elementos: folha de rosto com título do trabalho em português e inglês (máximo de de 15 palavras), resumos em português e inglês, corpo de texto, referências bibliográficas e anexos. Cada elemento deve ser iniciado em nova página.

F. A folha de rosto deve conter apenas o título do trabalho, sem identificação de autor.

G. O resumo deve conter, no máximo, 150 palavras e de três a cinco palavras-chaves referentes ao trabalho apresentado. A versão traduzida em inglês deve ser fiel à original, inclusive com relação às palavras-chaves utilizadas.

H. A formatação do arquivo deve seguir as seguintes diretrizes: número máximo de 30 páginas, incluindo-se folha de rosto, resumo, corpo de texto, referências e anexos; as margens devem ter 2,5cm todos os lados; alinhamento à esquerda; espaçamento duplo (inclusive nas tabelas); fonte Times New Roman, 12; paginação no início da página, à direita.

I. Quando houver figuras, elas devem constar no corpo do texto, próximas dos parágrafos anterior e posterior. As dimensões máximas são de 600 x 400 pontos e 512kB, e o formato, .bitmap ou .jpeg. Cada figura deve conter legenda e numeração. Por exemplo: "Figura 1. Descrição."

J. Quando houver tabelas, elas devem constar no corpo de texto, próximas dos parágrafos anterior e posterior. A formatação de texto no interior das tabelas deve ser similar à do texto: espaçamento duplo, Times New Roman, 12. As linhas de grade devem ser horizontais. Toda tabela deve conter legenda e numeração. Exemplo: "Tabela 1. Descrição."

K. Citações: abaixo são apresentados alguns exemplos de citações que devem orientar a organização do manuscrito. As remissões bibliográficas devem apresentadas em ordem alfabética. Para mais informações, a 6ª edição do Publication Manual da American Psychological Association (APA) deve ser consultada.

L. Referências: as referências bibliográficas deverão ser apresentadas, ao final do texto, em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e cronologicamente para as obras do mesmo autor, de acordo com a 6ª edição do Publication Manual da American Psychological Association (APA), de 2010.

 

Itens de verificação apra submissão

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".


  • O texto está em espaço duplo; usa fonte Times New Roman tamanho 12; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.


  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)

    .
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.:  http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em  Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.


  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em  Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

 

Declaração de direitos autorais

Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:

Política de Privacidade

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Normas para citações

1. Citação com até dois autores: sobrenome dos autores, seguido do ano de publicação, sempre que o trabalho for mencionado. Exemplos: Lakatos e Marconi (1999) ou (Lakatos & Marconi, 1999).

2. Citação com três a cinco autores: na primeira vez em que o trabalho é citado, devem ser apresentados o sobrenome de cada autor, seguido do ano de publicação. Na segunda citação, deve constar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguindo da expressão “et al.” (sem itálico) do ano de publicação. Exemplos: Becker, Fite, Luebbe, Stoppelbein & Greening (2013) ou (Becker, Fite, Luebbe, Stoppelbein, & Greening, 2013) para a primeira citação e Becker et al. (2013) ou (Becker et al., 2013) a partir da segunda citação. Na lista de referências, todos os autores devem ser apresentados.

3. Citação com seis ou mais autores: apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.” e do ano de publicação devem ser mencionados desde a primeira vez que o trabalho é citado. Exemplos: Pagès et al (2006) ou (Pagès et al., 2006).

Observação: na lista de referências, quando a citação tem oito ou mais autores, devem ser apresentados os nomes dos seis primeiros autores, seguidos de reticências e do nome do último autor.

4. Citação literal: nos casos de citações literais com até 40 palavras, o trecho deve ser incorporado ao texto, entre aspas. Deve ser acrescentada à citação a paginação correspondente ao texto original. Acima de 40 palavras, o trecho deve formar um novo parágrafo, com recuo de 1,25cm da margem esquerda do parágrafo. Não são necessárias aspas, nem uso do itálico. Da mesma forma, após a citação, deve-se acrescentar a paginação correspondente.

5. Relatos literais de entrevistas, grupos focais, depoimentos, registros de diário: o trecho deve formar um novo parágrafo, independentemente da quantidade de palavras, com recuo de 1,25cm da margem esquerda em todo o parágrafo, escrito em itálico.

6. Citação da citação: autor original seguido de ano da publicação e do autor/ano que o citou. Exemplo: Enriquez (2001, citado por Araújo & Carreteiro, 2001)

7. Citação de obra antiga re-editada em data posterior: autor (ano original/ano da edição consultada). Exemplo: Freud (1930/1974).

 

Normas para referências

1. Livros e obras completas:

Baddeley, A., Anderson, M. C., & Eyesenck, M. W. (2011). Memória. (Solting, C., Trad.). Porto Alegre: Artmed.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

2. Capítulo de livro:

Locke, E. A. (1976). The nature and causes of job satisfaction. In M. P. Dunnette (Org.), Handbook of I/O Psychology (pp.1294 -1349). Minnesota: Rand McNally.

3. Artigos em periódicos científicos:

Malfitano, A. P. S. (2011). Juventudes e contemporaneidade: entre a autonomia e a tutela. Etnográfica, 15(3), 523-542.

4. Artigos em periódico eletrônico:

Kalbfleisch, M. L. (2004, March). Functional neural anatomy of talent. The Anatomical Record Part B: The New Anatomist, 277(1), Retrieved November 20, 2015, from http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ar.b.20010/pdf.

5. Teses e dissertações:

Monteiro, R. A. P. (2011). A transição para a vida adulta no contemporâneo: um estudo com jovens cariocas e quebequenses. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

6. Autoria institucional:

American Psychiatric Association (2002, 4ª ed.). DSMIV-TR-Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Washington: Autor.

7. Anais:

Silva, C. O. & Ramminger, T. (2013). O trabalho como operador de saúde. In: VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, impactos e perspectivas. São Paulo, Brasil. Retrieved September 22, 2014, from http://congressoalast.com/wpcontent/uploads/2013/08/323.pdf.

8. Documentos jurídicos:

Brasil, República Federativa do Brasil. (2010). Decreto nº 7.179 de 20 de maio de 2010. Institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, cria o seu Comitê Gestor, e dá outras providências. Recuperado em 12 março, 2013, de http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/ D7179.htm.

9. Obra antiga e re-editada em data muito posterior e traduções:

Freud, S. (1974). O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos. (José Octávio de Aguiar Abreu, Trad.). Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, volume XXI. (Trabalho original publicado em 1930).

10. Artigo no prelo:

Warr, P., & Inceoglu, I. (no prelo). Job Engagement, Job Satisfaction, and Contrasting Associations with Person-Job Fit. Journal of Occupational Health Psychology.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial]


Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia

Praça Dom Helvécio, 74 - DPSIC - Bairro Dom Bosco
São João del-Rei, MG - CEP 36.301-160

contato.editoriagerais@gmail.com