ISSN 1807-2526 versão on line


INSTRUÇÃO AOS AUTORES

 

Foco e Escopo

A revista virtual IGT na Rede tem como objetivo ser um meio de comunicação no universo da psicologia, facilitando o intercâmbio entre os profissionais da área e aproximando estes profissionais do público em geral.Esta revista trata de temas ligados ao desenvolvimento humano, em especial no que tange ao referencial Gestáltico. Aborda as várias expressões filosóficas, teóricas e práticas da Gestalt-Terapia. Nela o leitor pode encontrar artigos, monografias, resenhas e vídeos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos a esta revista serão normalmente avaliados por dois consultores. Dentro do possível um consultor que tenha em suas áreas de interesse o tema do trabalho proposto e outro que tenha áreas de interesse mais distantes do tema específico da publicação.

 

Periodicidade

A "IGT na Rede" é uma revista de publicação Semestral.

 

Política de Acesso Público

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Serão aceitos trabalhos originais de psicologia e áreas afins envolvendo estudos teóricos, relatos de pesquisas, revisões críticas de literatura, comunicações profissionais, informações sobre eventos, notícias e resenhas na área da psicologia.

Os manuscritos submetidos ao Conselho Editorial da Revista, desde que de acordo com as normas para publicação, serão submetidos a dois membros do Conselho Editorial ou consultores ad hoc para avaliação cega. Dois pareceres favoráveis indicarão a aceitação final para publicação. Pequenas alterações ortográficas no texto poderão ser feitas a critério do Conselho Editorial da revista, sem consulta aos autores.

A seção da revista é revisada pelos pares, a identificação do autor foi removida, e "autor" e "ano" foram usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de nomes de autores, títulos, etc. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.

Os manuscritos submetidos para publicação deverão atender as normas abaixo especificadas:

 

1. SUBMISSÃO

1.1. Cadastrar-se como autor e submeter a contribuição eletronicamente através do link na página inicial da revista em PEPSIC:

  • Título em português, com apenas a primeira letra capsulada (caixa alta);
  • Título em inglês, com apenas a primeira letra capsulada (caixa alta);
  • Resumo em português (até 1.000 caracteres);
  • Resumo em inglês (até 1.000 caracteres);
  • Palavras–chave em português: três, no mínimo;
  • Palavras–chave em inglês: três, no mínimo;

  • texto, sem qualquer identificação de autoria, seja no cabeçalho, seja no corpo do texto, para avaliação pelos consultores.

 

Diretrizes para submissão (Todos os itens obrigatórios)

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word(.doc), RTF ou WordPerfect.

Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos.

O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar(exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes do autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. A seção da revista é revisada pelos pares, a identificação do autor foi removida, e "autor" e "ano" foram usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de nomes de autores, títulos, etc. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.

Obs.: Lembrar de remover o nome do autor das propriedades do documento (acessíveis em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word e OpenOffice.org 1.0 Writer).

A identificação da autoria dar-se-á através do cadastro, etapa anterior e necessária para a submissão. O autor deverá, portanto, preenchê-lo de maneira cuidadosa, respeitando os campos de preenchimento de titulação e afiliação institucional.Outras informações poderão ser submetidas pelo campo de preenchimento chamado Comentários ao Editor, no momento da submissão da contribuição.

2. TEXTO

Contendo de 4 a 100 laudas, aproximadamente (8.400 caracteres a 250.000 caracteres), em espaçamento simples. Serão aceitos textos nos idiomas português, espanhol, francês ou inglês;

Os textos deverão ser submetidos em formato Microsoft Word 97/2000/XP (.doc) ou OpenOffice.org 1.0 Text Document (.sxw). Obs: Não enviar arquivos em formato (.docx). Converter para (.doc);.

3. CITAÇÕES NO TEXTO

3.1. Sem transcrição literal da referência: indicar o autor da seguinte maneira: último sobrenome, data de publicação entre parênteses. Ex.: Piaget (1976).

Obs.: Havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar após a data a letra "a" para a primeira e a letra "b" para a segunda, e assim por diante. Ex.: Piaget (1976a). Piaget (1976b).

3.2. Com transcrição literal de parte do texto citado: indicar o(s) autor(es) como no item anterior, e:

3.2.1. se houver menos de cinco linhas reportadas, colocar aspas no começo e no fim da citação sem fazer parágrafo. Ex.: Pereira (1997): “O aumento do número de investigações...” (p.33);

Obs. A partir de julho de 2014 estaremos aplicando as regras da ABNT, utilizando "citações com até três linhas reportadas devem ser inseridas entre “aspas duplas,” no texto. As aspas simples são utilizadas para indicar citação dentro de citação." (NBR-10520, 2002).

3.2.2. se houver mais de cinco linhas referidas, a margem esquerda deverá ser recuada e o texto em itálico será colocado entre aspas, indicando após as aspas finais o número da página.

Obs. O mesmo para este, onde citações com mais de três linhas: a margem esquerda com recuo de 4 cm.(NBR 14724, 2002, p. 5).

3.3. Citação de obra antiga: colocar após a indicação do autor o ano da publicação original seguido do ano da publicação consultada. Ex.: Kant (1781/1980).

3.4. Citação de citação: colocar o nome do autor original, a data respectiva entre parênteses, e ainda entre parênteses a palavra apud e o nome do autor efetivamente consultado com a data respectiva. Ex.: Adorno (1979, apud MAAR, 1996).

 

4. NOTAS (se houver)

Serão arroladas em rodapé, numeradas e em seqüência.

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

5.1. Indicar as que constam do texto e somente estas.

5.2. Autores: serão registrados, por ordem alfabética, em caixa alta, pelo último sobrenome (excepcionalmente por dois sobrenomes, quando indispensável à compreensão. Ex.: LÉVI-STRAUSS, C.

5.3. Autoria múltipla: até três autores, colocar ponto e vírgula após as iniciais dos nomes. Quando houver quatro ou mais autores, indicar apenas o primeiro, seguido dos dizeres et al. Ex.: URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, 1994.

5.4. Livros: indicar autor(es) em caixa alta, título em caixa baixa e itálico, edição, cidade da publicação, nome da editora e data da publicação da obra efetivamente consultada. Ex.: PIAGET, J. Le comportement moteur de l´evolution. Paris: Gallimard, 1976.

5.5. Capítulo de livro: indicar autor(es) em caixa alta, título do capítulo, seguido da expressão “In:” e da referência completa do livro, com nome do autor(es) ou organizador, neste último caso haverá a indicação (Org.), em seguida o título do livro em itálico, a cidade da publicação, o nome da editora e a data. No final da referência informar a paginação ou o capítulo. Ex.: ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (Org.). Histórias dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.7-16.

5.6. Periódicos: indicar autor(es) em caixa alta, seguido do título do artigo, do título ou sigla do periódico em itálico, do local da publicação, da numeração correspondente ao volume e/ou ano, do fascículo ou número, da paginação inicial e final em que se encontra o artigo e do ano. Ex.: FRANKEL, E. Psicoterapia corporal: desafios, entraves e perspectivas. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 49, n. 2, p. 100–105, 1997.

5.7. Repetição do mesmo autor: havendo mais de um trabalho do mesmo autor, não é necessário repetir o seu nome, basta colocar no lugar do nome um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto.

5.8. Citação de citação: referenciar somente o trabalho consultado.5.9. Autoria Institucional: conforme exemplo: CENTRE ROYAUMONT POUR UNE SCIENCE DE L’ HOMME. Theóries du langage et theóries de l’apprentissage. Paris: Ed. du Seuil, 1979.

5.10 Trabalho apresentado em evento: indicar o(s) autor(es) em caixa alta, o título do trabalho (se ele não tiver sido publicado na íntegra, colocar resumo entre parênteses), a seguir a expressão “In:” e nome do evento, número do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título da publicação em itálico. (Ex.: Anais... ou Resumos...), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada. Ex.: BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p.16-29.

5.11 Teses ou Dissertações: indicar o autor em caixa alta, o título em itálico, o ano, o número de páginas, Dissertação ou Tese, o curso (Mestrado ou Doutorado em...), o programa em que foi defendida, a instituição, a cidade e a data. Ex.: ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)- Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

5.12 Documento eletrônico: obedecer aos padrões indicados para os demais documentos e colocar a seguir as expressões Disponível em: (indicando o endereço eletrônico) e Acesso em: (indicando o ano). Ex.: JOULE, R. V.; BERNARD, F. Por uma nova abordagem de mudança social: a comunicação do compromisso. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722005000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2006. Acesso em: 31 out. 2006.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Aviso de Copyright

Os direitos autorais para artigos publicados na revista são do autos, com direitos de primeira publicação para a revista. Devido ao acesso público da revista, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para uso educaionais e não comerciais.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Equipe editorial]


IGT - Instituto de Gestalt-Terapia e Atendimento Familiar
Rua Haddock Lobo, 369/709 - Tijuca
Rio de Janeiro - Brasil CEP 20260-141
Telefax (55) 21 2569-2650

E-mail: igtnarede@igt.psc.br