ISSN 1414-6975 versão impressa
ISSN 2175-3520 versão on-line

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

Editada a partir de 1995, a Revista Psicologia da Educação da PUC-SP é uma produção do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Até o número 25 foi impressa, com ISSN 1414-6975, tendo passado a eletrônica a partir do número 26, com ISSN 2175-3520.

É uma produção semestral de estudos e pesquisas em Psicologia da Educação, que aborda as relações que se estabelecem entre a área da psicologia e o campo da educação, com suas implicações teóricas e práticas. É dirigida a educadores, psicólogos e pesquisadores de áreas afins, bem como a alunos de graduação e pós-graduação, com a finalidade de difundir o conhecimento científico produzido na área e subsidiar atividades de pesquisa e práticas educativas.
A revista tem por finalidade publicar artigos inéditos, do tipo relatório de pesquisa ou ensaio teórico, na área de Psicologia da Educação e afins e, na Seção Compartilhando, artigos/textos de revisão de literatura, didáticos e resenhas. São publicados textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, fundamentados nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no estudo de fenômenos afetos ao campo educacional.

NATUREZA DAS CONTRIBUIÇÕES

São publicados textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional.

PROCESSO DE ANALISE E SELEÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES RECEBIDAS

Os textos podem ser publicados em português, bem como na língua original, no caso de autores estrangeiros. Os resumos, no entanto, são publicados em três línguas: português, espanhol e inglês.
Os textos são avaliados por dois consultores ad hoc, sob o critério de duplo-cegamento. Em caso de pareceres conflitantes, o texto é encaminhado para um terceiro avaliador. Cabe ao Conselho Editorial decidir sobre a publicação do texto.
A avaliação deverá considerar: adequação do texto ao foco e ao escopo do periódico; relevância acadêmica e social; rigor e consistência teórica e metodológica; coerência interna e articulação entre os diferentes elementos da exposição; correção gramatical, clareza e articulação textual; adequação do texto às normas técnicas da APA. Os avaliadores poderão aceitar sem modificação, aceitar condicionando a modificações, propor que o texto seja modificado e submetido novamente à Revista; rejeitar o texto original.
Os conteúdos dos artigos selecionados, bem como o atendimento aos requisitos éticos necessários, são de responsabilidade exclusiva dos autores, podendo não representar o posicionamento do Conselho Editorial.
Os autores que submetem seus artigos à avaliação se comprometem tanto a atender os requisitos éticos, pois são responsáveis pela produção, quanto a aguardar o parecer final antes de encaminhar o texto à submissão de outro periódico.

FORMATO DOS ORIGINAIS

Os autores deverão seguir as instruções aos Autores, constantes do Submission.

I - INFORMAÇÕES GERAIS

Psicologia da Educação é editada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publica textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional.
Também são publicadas, na secção compartilhando artigos de revisão bibliográfica, textos didáticos, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia .

II- SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Acessar o Sistema Pepsic de Publicações: http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/psie/login, cadastrar-se como autor e submeter o trabalho.

III- ORIENTAÇÕES EDITORIAIS

Psicologia da Educação aceita textos redigidos em português, inglês, espanhol e francês. Os manuscritos devem ser inéditos. Os originais serão encaminhados, obedecendo ao procedimento duplo-cego, à avaliação por pares de reconhecida produção na área.

Os originais são encaminhados a dois consultores que dão seus pareceres, sendo encaminhados a um terceiro, em caso de discrepância. No processo de edição, poderão ser realizados nos originais ajustes sugeridos pela revisão final.
Os originais serão avaliados quanto à: - adequação do texto ao foco e ao escopo do periódico; - relevância científica e social; - rigor e consistência teórica e metodológica; - correção, clareza e articulação textual; - adequação do texto às normas técnicas da APA.
Os avaliadores poderão aceitar sem modificação, aceitar condicionando a modificações ou rejeitar o original.
Os artigos que chegam à revista são submetidos ao seguinte fluxo:
1) avaliação preliminar, focalizando: adequação à linha editorial da Revista; atendimento às normas da revista; potencial de publicação; conflitos de interesses no encaminhamento a pareceristas;
2) encaminhamento para dois pareceristas (duplo cego), e para um terceiro, no caso de pareceres conflitantes;
3) encaminhamento dos pareceres para os Editores para decisão final;
4) informação para o autor: se recusado, se aprovado ou se necessita de reformulações (nesse caso, é definido prazo, findo o qual o artigo poderá ser desconsiderado, caso o autor não o reformule).
5) a versão reformulada será reavaliada para verificar a adequação às sugestões.
6) encaminhamento dos artigos aprovados para estruturação, composição e diagramação do número a ser publicado, podendo-se efetuar eventuais modificações na forma do texto, mantendo-se o conteúdo;
7) encaminhamento do número diagramado para a adequação às normas de publicação on-line.

IV- TIPOS DE TEXTO

1. Estudos teóricos – pesquisas sobre teorias, conceitos, questões históricas e metodológicas, princípios e pressupostos de vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, bem como de temas e problemas práticos abordados por uma ou mais vertentes teórico-metodológicas. Poderão ter, no máximo, 25 laudas em espaço duplo.

2. Relatos de pesquisa empírica – investigações originais, com introdução da problemática, informações metodológicas, apresentação, análise e discussão dos resultados, considerações finais ou conclusões. Poderão ter, no máximo, 25 laudas em espaço duplo.

3. Textos de revisão narrativa/bibliográfica – artigos com o objetivo de apresentar um panorama do que está sendo pesquisado, em um dado período, sobre um tema/problema/fenômeno/teoria referente à Educação e/ou Psicologia. Poderão ter, no máximo, 15 laudas em espaço duplo .

4. Textos didáticos – textos com o objetivo de sistematizar princípios, conceitos, procedimentos metodológicos, entre outros aspectos, referentes a uma ou mais vertentes teóricas em Educação e/ou Psicologia. Poderão ter, no máximo, 15 laudas, em espaço duplo .

5. Resenhas - demais itens constantes da seção Compartilhando – poderão ser publicados, sendo o número de páginas avaliado pelo Conselho Editorial.

V - DIREITOS AUTORAIS

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Psicologia da Educação. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações está condicionada à autorização formal do Editor responsável pelo periódico. É permitida a reprodução parcial dos artigos de Psicologia da Educação, desde que citada a fonte.

VI- APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Consulte instruções aos autores http://pepsic.bvsalud.org/revistas/psie/pinstruc.htm

 

Fontes de indexação

  • Index-Psi Periódicos
  • LILACS
  • Latindex
  • Diadorim
  •  

     

    [Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


    ©2005  Psicologia da Educação

    Rua Ministro Godói, 969 – 4º andar
    Perdizes – São Paulo – SP
    CEP: 05014-901
    Tel/Fax: (0xx11) 36708527


    pedpos@pucsp.br