ISSN 1414-6975 versão impressa
ISSN 2175-3520 versão on-line

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

Editada a partir de 1995, a Revista Psicologia da Educação da PUC-SP é uma produção do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Até o número 25 foi impressa, com ISSN 1414-6975, tendo passado a eletrônica a partir do número 26, com ISSN 2175-3520.

É uma produção semestral de estudos e pesquisas voltados para o que representa uma subárea que se propõe como a relação entre duas: a Psicologia e a Educação, ambas a um tempo prática e área de conhecimento das áreas de Psicologia e Educação. É dirigida a educadores, psicólogos e pesquisadores, bem como a alunos de Graduação e Pós-Graduação, com o fim de subsidiar a reflexão teórica e a prática educativa.

Tem por objetivo veicular produção científica sobre questões, sejam conceituais sejam derivadas das práticas educativas, focalizadas a partir da interface entre Psicologia e Educação. São publicados textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional. Também são publicadas, na secção compartilhando, traduções de artigos internacionais, resenhas de livros nacionais e internacionais, de teses e dissertações, republicações de documentos de valor histórico, bem como relatos de experiência, entrevistas e textos didáticos, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia.

NATUREZA DAS CONTRIBUIÇÕES

São publicados textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional. Também são publicadas, na secção compartilhando, traduções de artigos internacionais, resenhas de livros nacionais e internacionais, de teses e dissertações, republicações de documentos de valor histórico, bem como relatos de experiência, entrevistas e textos didáticos, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia.

PROCESSO DE ANALISE E SELEÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES RECEBIDAS

Os textos podem ser publicados em português, bem como na língua original, no caso de autores estrangeiros. Os resumos, no entanto, são publicados em três línguas: português, espanhol e inglês.

Os textos, para serem publicados, passam pela avaliação de dois consultores, que realizam seus pareceres. Em caso de pareceres conflitantes, o texto é encaminhado para um terceiro avaliador. Cabe ao Conselho Editorial dar a definição final.

A avaliação deverá considerar: - adequação do texto ao foco e ao escopo do periódico; - relevância acadêmica e social; - rigor e consistência teórica e metodológica; - correção, clareza e articulação textual; - adequação do texto às normas técnicas da APA.

Os avaliadores poderão aceitar sem modificação, aceitar condicionando a modificações ou rejeitar o texto original.

Os conteúdos dos artigos selecionados, bem como o atendimento aos requisitos éticos necessários, são de responsabilidade exclusiva dos autores, podendo não representar o posicionamento do Conselho Editorial.

Os autores que submetem seus artigos à avaliação se comprometem tanto a atender os requisitos éticos, pois são responsáveis pela produção, quanto a aguardar o parecer final antes de encaminhar o texto à submissão de outro periódico.

FORMATO DOS ORIGINAIS

Os autores deveras Instruções aos Autores, constantes do Submission.

I - INFORMAÇÕES GERAIS

Psicologia da Educação é editada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publica textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional.

Também são publicadas, na secção Compartilhando, traduções de artigos internacionais, resenhas de livros nacionais e internacionais,de teses dissertações, republicações de documentos de valor histórico, bem como relatos de experiência, entrevistas e textos didáticos, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia.

II- SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Acessar o Sistema Pepsic de Publicações: http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/psie/login, cadastrar-se como autor e submeter o trabalho.

III- ORIENTAÇÕES EDITORIAIS

Psicologia da Educação aceita textos redigidos em português, inglês, espanhol e francês.

Os manuscritos devem ser inéditos, sendo também considerados como tal textos derivados de comunicações em eventos científicos. Os originais serão encaminhados, obedecendo ao procedimento duplo-cego, à avaliação por pares de reconhecida produção na área.

Os originais são encaminhados a dois consultores que dão seus pareceres, sendo encaminhados a um terceiro, em caso de discrepância. No processo de edição, poderão ser realizados nos originais pequenos ajustes sugeridos pela revisão final.

Os originais serão avaliados quanto à: - adequação do texto ao foco e ao escopo do periódico; - relevância científica e social; - rigor e consistência teórica e metodológica; - correção, clareza e articulação textual; - adequação do texto às normas técnicas da APA.

Os avaliadores poderão aceitar sem modificação, aceitar condicionando a modificações ou rejeitar o original.

Os artigos que chegam à revista são submetidos ao seguinte fluxo:

1) avaliação preliminar, verificando-se: - se os manuscritos atendem às normas da revista; - se são potencialmente publicáveis; - se não há conflitos de interesses no encaminhamento a pareceristas;

2) encaminhamento para dois pareceristas (duplo cego), e para um terceiro, no caso de pareceres conflitantes;

3) encaminhamento dos pareceres para os Editores para decisão final;

4) informação para o autor: se recusado, se aprovado ou se necessita de reformulações (nesse caso, é definido um prazo de 20 dias, findo o qual o artigo poderá ser desconsiderado, caso o autor não o reformule).

5) A versão reformulada será encaminhada para o parecerista, que verificará a adequação às suas sugestões.

6) encaminhamento dos artigos aprovados para estruturação, composição e diagramação do número a ser publicado, podendo-se efetuar eventuais modificações na forma do texto, mantendo-se o conteúdo;

7) encaminhamento do número diagramado para a adequação às normas de publicação on-line.

IV- TIPOS DE TEXTO

1. Estudos teóricos – reflexões sobre conceitos e princípios de vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, bem como de temas e questões analisadas por uma ou mais de suas vertentes teóricas. Poderão ter, no máximo, 30 laudas em espaço duplo.

2. Relatos de pesquisa empírica – investigações originais, com introdução da problemática, informações metodológicas, sejam quantitativas sejam qualitativas, apresentação e discussão dos resultados. Poderão ter, no máximo, 40 laudas em espaço duplo.

3. Relatos de experiência profissional - relatos de atuação profissional (em Educação e Psicologia) que contribuam para subsidiar as práticas educacionais. Poderão ter, no máximo, 20 laudas, em espaço duplo.

4. Textos didáticos – textos com o objetivo de ensinar princípios, conceitos, procedimentos metodológicos, entre outros aspectos, referentes a uma ou mais vertentes teóricas em Educação e/ou Psicologia. Poderão ter, no máximo, 20 laudas, em espaço duplo.

5. Demais itens constantes da seção Compartilhando – resenhas, documentos de valor histórico, entrevistas - poderão ser publicados, sendo o número de páginas avaliado pelo Conselho Editorial.

V - DIREITOS AUTORAIS

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Psicologia da Educação. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações está condicionada à autorização formal do Editor responsável pelo periódico. É permitida a reprodução parcial dos artigos de Psicologia da Educação, desde que citada a fonte.

VI- APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Consulte instruções aos autores http://pepsic.bvsalud.org/revistas/psie/pinstruc.htm

 

Fontes de indexação

  • Index-Psi Periódicos
  • LILACS
  • Latindex
  • Diadorim
  •  

    [Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


    ©2005  Psicologia da Educação

    Rua Ministro Godói, 969 – 4º andar
    Perdizes – São Paulo – SP
    CEP: 05014-901
    Tel/Fax: (0xx11) 36708527


    pedpos@pucsp.br