ISSN 1414-6975 versão impressa
ISSN 2175-3520 versão on-line

INSTRUÇÕES AO AUTORES

 

Informações Básicas

Editada a partir de 1995, a Revista Psicologia da Educação da PUC-SP é uma produção do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Até o número 25 foi impressa, com ISSN 1414-6975, tendo passado a eletrônica a partir do número 26, com ISSN 2175-3520.

É uma produção semestral de estudos e pesquisas voltados para o que representa uma subárea que se propõe como a relação entre duas: a Psicologia e a Educação, ambas a um tempo prática e área de conhecimento das áreas de Psicologia e Educação. É dirigida a educadores, psicólogos e pesquisadores, bem como a alunos de Graduação e Pós-Graduação, com o fim de subsidiar a reflexão teórica e a prática educativa.

A revista tem por objetivo publicar artigos e relatórios de pesquisa inéditos na área de Psicologia da Educação e afins, bem como artigos de revisão bibliográfica e didáticos de autoria de docentes e pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de outras instituições. São publicados textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional. Também são publicadas, na secção compartilhando artigos de revisão narrativa/bibliográfica, texto didático e resenha, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia.

 

Natureza das contribuições

São publicados textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional.

 

Processo de nálise e seleção das contribuições recebidas

 

Os textos podem ser publicados em português, bem como na língua original, no caso de autores estrangeiros. Os resumos, no entanto, são publicados em três línguas: português, espanhol e inglês.

Os textos, para serem publicados, passam pela avaliação de dois consultores, que realizam seus pareceres. Em caso de pareceres conflitantes, o texto é encaminhado para um terceiro avaliador. Cabe ao Conselho Editorial dar a definição final.

A avaliação deverá considerar: - adequação do texto ao foco e ao escopo do periódico; - relevância acadêmica e social; - rigor e consistência teórica e metodológica; - correção, clareza e articulação textual; - adequação do texto às normas técnicas da APA.

Os avaliadores poderão aceitar sem modificação, aceitar condicionando a modificações ou rejeitar o texto original.

Os conteúdos dos artigos selecionados, bem como o atendimento aos requisitos éticos necessários, são de responsabilidade exclusiva dos autores, podendo não representar o posicionamento do Conselho Editorial.

Os autores que submetem seus artigos à avaliação se comprometem tanto a atender os requisitos éticos, pois são responsáveis pela produção, quanto a aguardar o parecer final antes de encaminhar o texto à submissão de outro periódico.

 

Formato dos originais

Os autores deverão seguir as instruções aos Autores, constantes do Submission. Veja aqui

 

I- Informações gerais

Psicologia da Educação é editada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publica textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional.

Também são publicadas, na secção compartilhando artigos de revisão bibliográfica, textos didáticos, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia.

 

II- Submissão de artigos

Acessar o Sistema Pepsic de Publicações: http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/psie/login, cadastrar-se como autor e submeter o trabalho.

 

III- Orientações editoriais

Psicologia da Educação aceita textos redigidos em português, inglês, espanhol e francês.

Os manuscritos devem ser inéditos. Os originais serão encaminhados, obedecendo ao procedimento duplo-cego, à avaliação por pares de reconhecida produção na área.

Os originais são encaminhados a dois consultores que dão seus pareceres, sendo encaminhados a um terceiro, em caso de discrepância. No processo de edição, poderão ser realizados nos originais ajustes sugeridos pela revisão final.

Os originais serão avaliados quanto à: - adequação do texto ao foco e ao escopo do periódico; - relevância científica e social; - rigor e consistência teórica e metodológica; - correção, clareza e articulação textual; - adequação do texto às normas técnicas da APA.

Os avaliadores poderão aceitar sem modificação, aceitar condicionando a modificações ou rejeitar o original.

Os artigos que chegam à revista são submetidos ao seguinte fluxo:

1) avaliação preliminar, focalizando: - atendimento às normas da revista; - potencial de publicação; - conflitos de interesses no encaminhamento a pareceristas;

2) encaminhamento para dois pareceristas (duplo cego), e para um terceiro, no caso de pareceres conflitantes;

3) encaminhamento dos pareceres para os Editores para decisão final;

4) informação para o autor: se recusado, se aprovado ou se necessita de reformulações (nesse caso, é definido prazo, findo o qual o artigo poderá ser desconsiderado, caso o autor não o reformule).

5) A versão reformulada será reavaliadas para verificar a adequação às sugestões.

6) encaminhamento dos artigos aprovados para estruturação, composição e diagramação do número a ser publicado, podendo-se efetuar eventuais modificações na forma do texto, mantendo-se o conteúdo;

7) encaminhamento do número diagramado para a adequação às normas de publicação on-line.

 

IV- Tipos de texto

1. Estudos teóricos – reflexões sobre conceitos e princípios de vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, bem como de temas e questões analisadas por uma ou mais de suas vertentes teóricas. Poderão ter, no máximo, 25 laudas em espaço duplo.

2. Relatos de pesquisa empírica – investigações originais, com introdução da problemática, informações metodológicas, sejam quantitativas sejam qualitativas, apresentação e discussão dos resultados. Poderão ter, no máximo, 25 laudas em espaço duplo.

3.Textos de revisão narrativa/bibliográfica – artigos com o objetivo de apresentar um panorama do que está sendo pesquisado, em um dado período, sobre um tema/problema/fenômeno referente à Educação e/ou Psicologia. Poderão ter, no máximo, 15 laudas em espaço duplo.

4. Textos didáticos – textos com o objetivo de sistematizar princípios, conceitos, procedimentos metodológicos, entre outros aspectos, referentes a uma ou mais vertentes teóricas em Educação e/ou Psicologia. Poderão ter, no máximo, 15 laudas, em espaço duplo.

5. Resenha - Demais itens constantes da seção Compartilhando – poderão ser publicados, sendo o número de páginas avaliado pelo Conselho Editorial.

 

V- Direitos autorais

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Psicologia da Educação. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações está condicionada à autorização formal do Editor responsável pelo periódico. É permitida a reprodução parcial dos artigos de Psicologia da Educação, desde que citada a fonte.

 

VI- Apresentação dos trabalhos

Consulte instruções aos autores http://pepsic.bvsalud.org/revistas/psie/pinstruc.htm

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


©2005  Psicologia da Educação

Rua Ministro Godói, 969 – 4º andar
Perdizes – São Paulo – SP
CEP: 05014-901
Tel/Fax: (0xx11) 36708527


pedpos@pucsp.br