Revista Brasileira de Psicologia do Esporte (RBPE) baseia-se nas normas da American Psychological Association (APA) no que diz respeito à apresentação das citações no texto e das referências.
A apresentação dos manuscritos deverá obedecer à seguinte seqüência:
1 - Folha de Rosto Identificada, contendo:
- Título do trabalho em português, inglês e espanhol.
- Nome completo e afiliação institucional de cada um dos autores
- Nota de rodapé com endereço completo para correspondência (incluindo CEP, telefone e Endereço eletrônico) de cada um dos autores
- Nota de rodapé com informações sobre apoio institucional, agradecimentos, origem do trabalho (apresentação em evento, derivado de dissertação ou tese) e outras informações eticamente necessárias.
2 - Folha de Rosto sem Identificação, contendo apenas:
- Título do trabalho em português, inglês e espanhol.
3 - Resumos (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e palabras-clave)
- Resumo em português (aproximadamente 150 palavras) e palavras-chave (até cinco) devem figurar antes do texto propriamente dito. Abstract e keywords seguidos por resumen e palabras-clave (versão para o inglês e espanhol dos resumos e palavras-chave), devem ser apresentados antes do texto.
4 - Apresentação dos manuscritos
- O título deve ser claro e objetivo, escrito em letras maiúsculas. Máximo de dez palavras. Com texto centralizado. Os Subtítulos devem ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula e estarem em negrito
- O formato indicado do papel é A4 (21 x 29,7cm), com todas as margens superior e direita iguais a 3,0cm e inferior e esquerda iguais a 2,5cm
- Os textos devem ser digitados em espaço de 1,5 linha em todas as circunstâncias
- Fonte tipo Arial, tamanho 12, em todo o manuscrito, incluindo referências e notas de rodapé
5 - Anexos, figuras e tabelas
- As palavras Figura, Tabela e Anexo que aparecerem no texto devem sempre ser escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número (para Figuras e Tabelas) ou letra (para Anexos) respectivos ao qual se referem.
- Devem ser indicados no corpo do texto identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (p. ex.: A, B, C e assim por diante).
- Anexos com mais de uma página devem ser numerados consecutivamente com texto em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo.
- Tabelas e Figuras: cada uma deve ser apresentada em uma nova página, com as respectivas legendas e títulos. Não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento.
- Devem ser elaboradas preferencialmente no MSWord.
- Os títulos das tabelas devem ser colocados em sua parte superior, uma linha abaixo da expressão Tabela e seu respectivo número.
- Os títulos devem indicar o conteúdo da mesma em até 15 palavras. A primeira letra de cada palavra do título deve ser em letra minúscula.
- O título deve estar sublinhado e não deve conter pontuação ao final.
- Dentro da Tabela, não utilize letras maiúsculas, itálicos ou negritos.
- Os títulos das figuras devem ser apresentados logo após a expressão Figura e seu respectivo número (esses devem ser sublinhados), seguindo as demais especificações para Tabelas, mas com pontuação ao final.
6 - Texto
Para a normalização dos originais recomendamos os manuais disponíveis na página http://www.ip.usp.br/biblioteca/pdf/ baseados na 5ª edição de 2001 do manual editado pela APA.
6.1 - Citações no texto
6.1.1 - Citação de autores no texto
- Devem ser apresentados pelo sobrenome do(s) autor(es) seguido(s) do ano da publicação. Nas citações com dois autores os sobrenomes quando citados no texto devem ser ligados por "e" ("e" no caso do texto ser em português, "and" em inglês, "y" em espanhol e assim por diante); quando citados entre parênteses devem ser ligados por "&". Exemplo: Ades e Botelho (1993) ou (Ades & Botelho, 1993)
- No caso de citações com três a cinco autores, a primeira vez em que aparecem no texto são citados todos os autores; nas citações seguintes cita-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão latina "et al.".
Exemplo de citações de três a cinco autores:
Primeira vez em que os autores aparecem citados no texto:
Haase, Diniz, e Cruz, 1997 ou (Haase, Diniz, & Cruz, 1997)
Nas citações seguintes:
Haase et al. (1997) ou (Haase et al., 1997)
OBS.: Na lista final de referências todos os nomes dos autores deverão ser citados.
- No caso de citações com seis ou mais autores, cita-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão latina "et al.". Exemplo: Hays et al. (2002) ou (Hays et al., 2002)
OBS.: Na lista final de referências cita-se os sobrenomes dos seis primeiros autores e abrevia-se o sétimo autor e os subseqüentes (se houver) utilizando-se a expressão latina "et al.". Exemplo:
Hays, G. C., Broderick, A. C., Godley, B. J., Lovell, P., Martin, C., McConnell, B. J. et al. (2002). Biphasal long-distance migration in green turtles. Animal Behaviour, 64(6), 895-898.
- Em citações de vários autores e uma mesma idéia, deve-se obedecer à ordem alfabética de seus sobrenomes. Exemplo: Badaines (1976), Biller (1968, 1969) ou (Badaines, 1976; Biller, 1968, 1969)
- No caso de citações de autores com mesmo sobrenome indicar as iniciais dos pre-nomes abreviados. Exemplo: M. M. Oliveira (1983) e V. M. Oliveira (1984) ou (M. M. Oliveira, 1983; V. M. Oliveira, 1984)
- No caso de documentos com diferentes datas de publicação e um mesmo autor, cita-se o sobrenome do autor e os anos de publicação em ordem cronológica. Exemplo: Merleau-Ponty (1942, 1960, 1966) ou (Merleau-Ponty, 1942, 1960, 1966)
- Em citações de documentos com mesma data de publicação e mesmo autor, deve-se acrescentar letras minúsculas após o ano da publicação. Exemplo: Rogers (1973a, 1973b, 1973c) ou (Rogers, 1973a, 1973b, 1973c)
- Documentos cujo autor é uma entidade coletiva, devem ser citados pelo nome da entidade por extenso, seguido do ano de publicação. Exemplo: American Psychological Association (2001) ou (American Psychological Association, 2001)
6.1.2 - Citação de informações obtidas através de canais informais (aula, conferência, comunicação pessoal, Endereço eletrônico etc.)
- Acrescentar a informação entre parênteses após a citação. Exemplo: (Informação verbal, 19 de setembro de 2003)
6.1.3 - Citação de obras antigas e reeditadas
- Citar a data da publicação original seguida da data da edição consultada. Exemplo: Freud (1898/1976) ou (Freud, 1898/1976)
6.1.4 - Citação textual
- No caso de transcrição literal de um texto, esta deve ser delimitada por aspas duplas, seguidas do sobrenome do autor, data e página citada. No caso de citação de trecho com 40 ou mais palavras, este devem ser apresentadas em parágrafo próprio sem aspas duplas, iniciando com a linha avançada (equivalente a cinco toques de máquina) e terminando com a margem sem recuo.
Atenção: Na citação de depoimento ou transcrição de entrevista, as falas devem ser apresentadas em itálico, e sua forma de apresentação deve seguir a orientação apontada acima (citação textual).
6.1.5 - Citação indireta
- Na citação indireta, ou seja, aquela cuja idéia é extraída de outra fonte, utilizar a expressão "citado por" (no caso do texto ser em inglês "as cited in" e assim por diante). Exemplo: Para Matos (1990) citado por Bill (1998) ou Para Matos (1990, citado por Bill, 1998)
OBS.: Nas referências mencionar apenas a obra consultada (no caso, Bill, 1998).
6.1.6 - Citação de trabalhos em vias de publicação
- Cita-se o sobrenome do(s) autor(es) seguido da expressão "no prelo". Exemplo: (Sampaio, no prelo) ou Sampaio (no prelo)
OBS.: No caso do texto estar redigido em inglês "in press."
6.1.7 - Citação de Homepage ou Web Site
- Cita-se o endereço eletrônico de preferência entre parênteses após a informação. Exemplo: (www.bvs-psi.org.br)
OBS.: Não é necessário listá-lo na relação de Referências no final do texto.
6.1.8 - Pontuação e grafia na citação textual
- A grafia e a pontuação de uma citação textual devem obedecer à utilizada pelo autor do documento consultado.
6.2 - Notas de rodapé
As notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível, no entanto, quando apontadas no corpo do texto devem ser indicadas com números arábicos seqüenciais, imediatamente depois da frase a que digam respeito. As notas devem ser apresentadas no rodapé da mesma página. As referências dos autores citados no texto devem ser apresentadas no final do texto não em notas no rodapé.
6.3 - Referências
Devem ser apresentadas no final do artigo. Sua disposição deve ser em ordem alfabética do último sobrenome do autor e constituir uma lista encabeçada pelo título Referências. No caso de mais de uma obra de um mesmo autor, as referências deverão ser dispostas em ordem cronológica de publicação.
Exemplos de referências:
6.3.1 - Livros
Com autoria
Macedo, L. (1994). Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Com autoria institucional
American Psychological Association. (2001). Publication manual of the American Psychological Association (5th ed). Washington, DC: Author.
Sem autoria específica - Entrada pelo título da obra
The world of learning (41st ed.). (1991). London: Europa.
Com indicação de edição
Bosi, E. (1994). Memória e sociedade: Lembranças de velhos (4a ed.). São Paulo: Companhia das Letras.
Com indicação de tradutor
Sternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva (M. R. B. Osório, trad.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul.
Com indicação da data e título da edição original
Merleau-Ponty, M. (1994). Fenomenologia da percepção (C. A. R. Moura, trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1945. Título original: Phénoménologie de la perception)
Com indicação do título traduzido
Merleau-Ponty, M. (1964). Le visible et l'invisible [O visível e o invisível]. Paris: Gallimard.
Com indicação de volumes
Carterette, E. C., & Friedman, M. P. (Eds.). (1974-1978). Handbook of perception (Vols. 1-10). New York: Academic Press.
Capítulo de livro
Chauí, M. (1998). Notas sobre cultura popular. In P. S. Oliveira (Org.), Metodologia das ciências humanas (pp. 165-182). São Paulo: Hucitec; UNESP.
Heilman, K. M. (1995). Attention asymmetries. In R. J. Davidson & K. Hugdahl (Eds.), Brain asymmetry. Chap.4: Attention and learning (pp. 217-234). Cambridge, MA: The MIT Press.
Capítulo de livro com indicação da data da edição original
Freud, S. (1977). Histeria. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 1, pp. 77-102). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1888)
Freud, S. (1973). El yo y el ello. In S. Freud, Obras completas (L. Lopez-Ballesteros & De Torres, trads., 3a ed., Vol. 3, pp. 2701-2728). Madrid, España: Biblioteca Nueva. (Trabalho original publicado em 1923)
6.3.2 - Periódicos Científicos
Edição completa (Fascículo)
Fowler, R. D. (2000, January). Positive psychology [Special issue]. American Psychologist, 55(1).
Artigos
Tfouni, L. V., & Moraes, J. (2003). A família narrada por crianças e adolescentes de rua: A ficção como suporte do desejo. Psicologia USP, 14(1), 65-84.
The new health-care lexion. (1993, August/September). Copy Editor, 4, 1-2.
Artigo publicado em suplemento
Tandon, R. (1999). Cholinergic aspects of schizophrenia. The British Journal of Psychiatry, 174(Suppl. 37), 7-11.
Artigo em vias de publicação (no prelo)
Sampaio, M. I. C., & Peixoto, M. L. (no prelo). Periódicos brasileiros de psicologia indexados nas bases de dados LILACS e PsycINFO. Boletim de Psicologia.
6.3.3 - Revista de Divulgação
Texto publicado
Silva, A. A. (2000, 30 de agosto). Em busca do par ideal. Veja, 33(35), 142.
6.3.4 - Jornal
Artigo
Frayze-Pereira, J. A. (1998, 22 de maio). Arte destrói a comunicação comum e instaura a incomum. Folha de S. Paulo, São Paulo, Caderno 5, p. 24.
Entrevista publicada
Silveira, E. (1992, 23 de agosto). O ideal moderno de namorado [Entrevista com César Ades]. Jornal do Brasil, p. 9.
Atenção: No caso de Depoimento = ... [Depoimento ... ].
6.3.5 - Eventos Científicos (Congressos, Seminários, Simpósios etc.)
Publicado em resumos ou anais
Thiers, V. O., Seabra, A. G., Macedo, E. C., Arbex, S. M., Feitosa, M. D., & Capovilla, F. C. (1993). PCS-Comp: Picture Communication Symbols System: Versão computadorizada. In Resumos de Comunicações Científicas, III Congresso Interno do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento da Universidade de São Paulo (p. 15). São Paulo: Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.
Todman, J., & Lewins, E. (1996). Use of an AAC system for casual conversation. In Proceedings of the Seventh Biennial Conference of the International Society for Augmentative and Alternative Communication (pp. 167-168). Vancouver, Canada.
Publicado como artigo
Macedo, L., Petty, A. L. S., & Botelho, A. P. A. (1991). A construção de correspondências ou o fio de Ariadne. Ciência e Cultura, 43(Supl. 7), 820-821. Trabalho apresentado na 43a Reunião Anual da SBPC, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Não publicado
Aguirre, A. M. B. (1988). Terapia corporal. Trabalho apresentado no 2o Simpósio de Psicologia das Faculdades de Educação e Cultura do ABC, São Caetano do Sul, SP.
6.3.6 - Dissertação de Mestrado e Teses
Não publicadas
Figueiredo, S. M. A. (1991). Estudos piagetianos: Uma análise crítica. Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
Granja, E. C. (1995). Produção científica: Dissertações e teses do IPUSP (1980/1989). Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Pérez-Ramos, J. (1980). Satisfação no trabalho: Metas e tendências. Tese de livre-docência, Instituto de Letras, História e Psicologia, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Assis, SP.
Atenção: No caso de teses ou dissertações publicadas seguir o modelo de referenciação de livro no todo.
6.3.7 - Trabalho não publicado
Sabadini, A. A. Z. P., & Sampaio, M. I. (2001). Avaliação das revistas científicas em psicologia - CAPES-ANPEPP. Texto não publicado.
6.3.8 - Documentos extraídos de fontes eletrônicas
Artigo de periódico
Paiva, G. J. (2000). Dante Moreira Leite: Um pioneiro da psicologia social no Brasil. Psicologia USP, 11(2). Recuperado em 12 mar. 2001, da SciELO (Scientific Electronic Library OnLine): http://www.scielo.br
Resumo de artigo de periódico
Bernardino, L. M. F. (2001). A clínica das psicoses na infância: Impasses e invenções [Resumo]. Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com Problemas, 6(11), 82-91. Recuperado em 9 jan. 2003, da Base de Dados Index Psi Periódicos: http://www.bvs-psi.org.br
Texto
Walker, J. R., & Taylor, T. (2000, March). The elements of citation. New York: Columbia University Press. Texto recuperado em 31 mar. 2001: http://www.columbia.edu/cu/cup/cgos/basic.htm
6.4 - Imagens e ilustrações
Na apresentação de imagens como fotografias, desenhos e gráficos (estritamente necessários à clareza do texto) assinalar, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde deverão ser intercalados. Apresentar imagens de boa qualidade, seja de fotografias, gráficos ou desenhos, com tamanho máximo de 100x150mm, lembrando que a imagem poderá sofrer redução, enviar preferencialmente com extensão TIFF. As imagens originais devem ser enviadas separadas do artigo, ainda que estejam no artigo original, Se as imagens enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.
|