ISSN 1517-5545 versão impressa
ISSN 1982-3541 versão online

INSTRUçõES AOS AUTORES

 

Encaminhamento dos trabalhos

  • A submissão de artigos deverá ser feita a partir do site www.usp.br/rbtcc
  •  

    Apresentação do manuscrito

    As submissões de manuscritos devem seguir as normas de publicação do Publication Manual of the American Psychological Association (2001, 5ª. Edição), quanto ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos adequados à realização de um trabalho científico. A cópia do parecer do Comitê de ética em Pesquisa, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. Sem esta cópia o manuscrito não iniciará o processo editorial. Os manuscritos poderão ser redigidos em português ou espanhol, com uma cópia em inglês, dado a política de publicação bilíngue da revista.


    Devem ser digitados em espaço duplo (distância entre linhas igual a 1 cm), fonte Times New Roman, tamanho 12, não excedendo 80 caracteres por linha e devem conter no máximo dez páginas impressas da publicação, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas, referências e anexos. A página deverá ser configurada para formato A4, com formatação de margens superior e inferior de no mínimo 2,5 cm à esquerda e no mínimo 3,0 cm à direita. Três páginas digitadas configurada desta forma equivalem a uma página impressa da Revista.

    Folha de rosto identificada

    1. Título em português e em inglês (máximo de 15 palavras)
    2. Nome de cada autor
    3. Afiliação institucional de cada um dos autores
    4. Titulação de cada autor
    5. Endereço completo do autor responsável pela submissão do artigo, para correspondência com o Conselho Editorial (incluir CEP, telefones para contato, fax e e-mail)
    6. Eventuais agradecimentos dos autores em nota(s) de rodapé.
    7. Endereço para correspondência dos autores em nota de rodapé.

    Observação: a identidade dos autores será ocultada aos consultores e vice-versa. A folha de rosto é a única página do manuscrito que deve conter identificação e não será encaminhada aos consultores. Os autores devem verificar se existem elementos capazes de identificá-los em qualquer outra parte do artigo (não use inclusive, identificações no cabeçalho ou rodapé).

    Resumos

    1. Resumo, em português ou espanhol, contendo entre 100 e 150 palavras.
    No caso de relato de pesquisa, o resumo deve incluir: descrição sumária do problema investigado, características pertinentes da amostra, método utilizado para a coleta de dados, resultados e conclusões, suas implicações ou aplicações.
    O resumo de uma revisão crítica ou de um estudo teórico deve incluir: tópico tratado (em uma frase), objetivo, tese ou construto sob análise, fontes usadas (observação feita pelo autor, literatura publicada) e conclusões.
    2. Palavras-chave, em português ou espanhol (no mínimo 3 e no máximo 5, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula).
    3. Abstract em inglês (versão do resumo)
    4. Keywords (versão das palavras-chave)

    Texto

    Inicia-se na página 3 do manuscrito. Cada página subseqüente é numerada em texto corrido. Não inicie uma nova página para qualquer subtítulo. Separe os subtítulos com uma linha em branco.Quando o manuscrito for um relato de pesquisa, deverá apresentar também introdução, método, resultados, discussão e referências. Se necessário, outros subtítulos, tais como conclusões ou considerações finais, podem ser acrescentados. Em alguns casos pode ser conveniente apresentar resultados e discussão juntos, mas não é a regra geral. Notas de rodapé devem ser utilizadas se realmente forem indispensáveis e indicadas por algarismos arábicos no texto e listadas, após as referências, em página separada, intitulada “notas”. A inclusão de figuras, quadros e tabelas deve ser indicada no texto e apresentada em anexo.

    Observe as normas de citação, dando crédito aos autores e às datas de publicação. Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. A citação literal de um texto exige a referência ao número da página do trabalho de onde foi copiada e deve ser apresentada entre aspas, com recuo da margem esquerda, quando se tratar de citações longas (mais de 40 palavras). Evite citações secundárias (apud); em casos nos quais forem indispensáveis o seu uso os devem ser informadas as referências originais.

    Referências

    Inicie uma nova página para a seção de Referências. Utilize espaço duplo nessa seção e não deixe um espaço extra entre referências. As referências devem ser citadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do autor. Cada uma das referências listadas deve aparecer como um novo parágrafo, utilizando-se do recurso “recuo” na formatação do parágrafo do Word for Windows. Revise cuidadosamente as normas da Revista antes de preparar suas referências de modo a obedecer a todos os critérios exigidos.

    Figuras, Tabelas e Quadros

    Devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos, um em cada página. As figuras e tabelas não devem exceder 11,5 X 17,5 cm. Os títulos das tabelas e dos quadros devem ser colocados no alto das mesmas em letras minúsculas e indicando o seu conteúdo. Os títulos das figuras devem ser apresentados abaixo das mesmas. Tanto as figuras como as legendas devem ser suficientemente informativas para serem compreendidas sem necessidade de recorrer ao texto.

     

    Exemplos para a elaboração das citações

    Os exemplos abaixo auxiliam na organização de seu manuscrito, mas certamente não esgotam as possibilidades de citação em seu trabalho. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2011, 5ª. Edição) para verificar as normas para outras referências.

    Citação de artigo de autoria múltipla:

    Artigo com dois autores: cite os dois sobrenomes sempre que o artigo for referido. Exemplo: Brandão e Conte (1999).

    Artigo com mais de três autores: cite todos os sobrenomes dos autores na primeira referência ao artigo.

    Exemplo: Banaco, Zamignani e Kovac (1997); a partir da segunda referência ao artigo, utilize apenas o sobrenome do primeiro autor seguido por “et al.”(sem sublinhar e com um ponto após al) e da data.

    Exemplo: Banaco et al. (1997).Quando a citação for colocada entre parênteses, deve-se usar o “&” no lugar do “e”, como no exemplo (Banaco, Zamignani & Kovac, 1997). Na lista de referências, deve-se sempre usar o &.

    Em citações com seis ou mais autores, cita-se sempre o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão “et al.”

    Em citações de vários autores a partir de uma mesma idéia ou resultado, deve-se obedecer à ordem alfabética de seus sobrenomes.

    Exemplo: Keller, 1953; Skinner, 1953, 1959.

    No caso de citações de autores com o mesmo sobrenome, indicam-se as iniciais dos prenomes abreviados.

    Exemplo: (M.M. Oliveira, 1983; V.M. Oliveira, 1994).

    No caso de trabalhos de um mesmo autor, com diferentes datas de publicação, citam-se o sobrenome do autor e os anos de publicação em ordem cronológica.

    Exemplo: (Wielenska, 1997, 1999).

    Em citações de trabalhos com mesma data de publicação e mesmo autor, deve-se acrescentar letras minúsculas após o ano da publicação. Ex.: (Guilhardi, 1997a, 1997b).

    Trabalhos produzidos por grupos de autores (corporações, associações, agências governamentais e grupos de estudo) devem ser citados pelo nome do grupo por extenso, seguido do ano de publicação.

    Ex.: (American Psychological Association, 1994) ou American Psychological Association (1994).

    Citação de informações obtidas através de comunicação pessoal: Acrescenta-se, entre parênteses, “comunicação pessoal” e a data, após a citação.

    Ex.: Kohlenberg (comunicação pessoal, 5 de setembro de 1999). Em artigos em inglês: “personal communication”.

    Citações de obras antigas reeditadas: Citar a data de publicação original seguida da data, após a citação. Ex.: (Pavlov, 1904/1989).

    Citação textual:

    No caso de transcrição literal de um texto, esta deve ser delimitada por aspas, seguida do sobrenome do autor, data e página citada. Ex.: “muitas contingências verbais que promovem auto-observação são mais explícitas.” (Skinner, 1989, p. 46)

    Citação indireta:

    Na citação indireta (citação de trabalho a partir de fonte secundária), utiliza-se “citado por”.

    Ex.: Malott (1989, citado por Enumo, 1998). Nas referências bibliográficas mencionar apenas a obra consultada.

    Em artigos em inglês: (as cited by) ou “in”.

    Citação de trabalhos em publicação:

    Cita-se o nome dos autores seguido da expressão “no prelo” entre parênteses. Ex.: Myiazaki (no prelo) ou (Myiazaki, no prelo). Em artigos em inglês: “in press”.

    Lista de referências

    Livros escritos em português

    Oliveira, M.M.H. (1984). Ciência e Pesquisa em Psicologia: uma introdução. Coleção Temas Básicos. São Paulo: EPU.

    Livro traduzido:

    Kohlenberg, R. J. & Tsai, M.(2001). Psicoterapia Analítica Funcional: criando relações terapêuticas e curativas. Tradução organizada por R. R. Kerbauy. Santo André: ESETec. (trabalho original publicado em 1991).

    Capítulo de livro:

    Banaco, R.A. (1997). Podemos nos beneficiar das descobertas da ciência do comportamento? Em R.A.Banaco (org.) Sobre comportamento e cognição: aspectos teóricos, metodológicos e de formação em análise do comportamento e terapia cognitiva, 1ª. Edição, pp. 543-555. Santo André: Arbytes.

    Tese ou dissertação não publicada:

    Silveira, J.M. (1997). A queixa como condição para análise da interação terapeuta-cliente. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo-SP.

    Trabalho publicado em anais de congresso:

    Kerbauy, R. R. (1991). Escrever e relatar: experimento, trabalho rotineiro e caso clínico. Anais da XXI R.A. de Psicologia, p. 415-425. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia.

    Resumo de trabalho apresentado em Congresso:

    Miguel, C.F. & Nakamura, M.F. (1997). Concepções incorretas de alunos de graduação em psicologia da PUC-SP sobre Skinner. Santos, SP: Programação do VI Encontro Brasileiro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, p.77.

    Artigo em periódico científico:

    Tynan, W.D., Lampert, N. & Schuman, W. (1999). Concurrent parent and child therapy groups for externalizing disorders: from the laboratory to the world of management care. Cognitive and Behavioral Practice, 1, 3-9.

    Informações obtidas em mídia eletrônica:

    Todas as referências começam com as mesmas informações que seriam providas para uma fonte impressa. Se a informação for obtida por meio da Internet ou da World Wide Web a informação da Web é colocada no final da referência. é importante usar "Recuperado de” e a data porque os documentos na Internet podem ter o conteúdo modificado, mudar de lugar ou serem removidos daquele endereço.

    No caso de informações obtidas por meio de e-mail pessoal, a referência deve ser idêntica a de uma comunicação pessoal.

    Para citar um Web site no texto (não um documento específico) é suficiente dar o endereço (por exemplo, http://www.apa.org).

    Elementos das referências a informações on-line:

    Autor, I. (data) Título do artigo. Nome do Periódico [On-line], xx. Disponível: Especifique o caminho. Recuperado em [data].

    Autor, I., & Autor, I. (data). Título do capítulo. In Título do trabalho completo [On line]. Disponível: especifique o caminho. Recuperado em [data].

    Autor, I., Autor, I, & Autor, I. (data). Título do trabalho completo [On line]. Disponível: especifique o caminho. Recuperado em [data].

    Exemplo: Koen, B. V. (2001). Contingencies of Reinforcement to Maintain Student Progress Throughout a Web-Based PSI Course. [On line]. Disponível: http://www.eecs.kumamoto-u.ac.jp/ITHET01/proc/037.pdf. Recuperado em 07 de Maio de 2004.

    Resumo on-line: Meyer, A. S., & Bock, K. (1992). The tip-of-the tongue phenomenon: Blocking on partial activation? [On-line]. Memory and Cognition, 20. 715-726. Resumo recuperado de: DIALOG File: PsychoINFO Item: 80-16351

    Resumo em CD-ROM: Meyer, A. S., & Bock, K. (1992). The tip-of-the tongue phenomenon: Blocking on partial activation? [On-line]. Memory and Cognition, 20. 715-726. Resumo recuperado de: DIALOG File: PsychoINFO Item: 80-16351

     

     

    Lista de Referências

    Livros escritos em português:

    Oliveira, M.M.H. (1984). Ciência e Pesquisa em Psicologia: uma introdução. Coleção Temas Básicos. São Paulo: EPU.

    Livro traduzido:

    Kohlenberg, R. J. & Tsai, M.(2001). Psicoterapia Analítica Funcional: criando relações terapêuticas e curativas. Tradução organizada por R. R. Kerbauy. Santo André: ESETec. (trabalho original publicado em 1991).

    Capítulo de livro:

    Banaco, R.A. (1997). Podemos nos beneficiar das descobertas da ciência do comportamento? Em R.A.Banaco (org.) Sobre comportamento e cognição: aspectos teóricos, metodológicos e de formação em análise do comportamento e terapia cognitiva, 1ª. Edição, pp. 543-555. Santo André: Arbytes.

    Tese ou dissertação não publicada:

    Silveira, J.M. (1997). A queixa como condição para análise da interação terapeuta-cliente. Dissertação de mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo-SP.

    Trabalho publicado em anais de congresso:

    Kerbauy, R. R. (1991). Escrever e relatar: experimento, trabalho rotineiro e caso clínico. Anais da XXI R.A. de Psicologia, p. 415-425. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia.

    Resumo de trabalho apresentado em Congresso:

    Miguel, C.F. & Nakamura, M.F. (1997). Concepções incorretas de alunos de graduação em psicologia da PUC-SP sobre Skinner. Santos, SP: Programação do VI Encontro Brasileiro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, p.77.

    Artigo em periódico científico:

    Tynan, W.D., Lampert, N. & Schuman, W. (1999). Concurrent parent and child therapy groups for externalizing disorders: from the laboratory to the world of management care. Cognitive and Behavioral Practice, 1, 3-9.

     

    INFORMAÇÕES OBTIDAS EM MÍDIA ELETRÔNICA

    Todas as referências começam com as mesmas informações que seriam providas para uma fonte impressa. Se a informação for obtida por meio da Internet ou da World Wide Web a informação da Web é colocada no final da referência. É importante usar "Recuperado de” e a data porque os documentos na Internet podem ter o conteúdo modificado, mudar de lugar ou serem removidos daquele endereço.

    No caso de informações obtidas por meio de e-mail pessoal, a referência deve ser idêntica a de uma comunicação pessoal.

    Para citar um Web site no texto (não um documento específico) é suficiente dar o endereço (por exemplo, http://www.apa.org).

    Elementos das referências a informações on-line:

    Autor, I. (data) Título do artigo. Nome do Periódico [On-line], xx. Disponível: Especifique o caminho. Recuperado em [data].

    Autor, I., & Autor, I. (data). Título do capítulo. In Título do trabalho completo [On line]. Disponível: especifique o caminho. Recuperado em [data].

    Autor, I., Autor, I, & Autor, I. (data). Título do trabalho completo [On line]. Disponível: especifique o caminho. Recuperado em [data].

    Exemplo:

    Koen, B. V. (2001). Contingencies of Reinforcement to Maintain Student Progress Throughout a Web-Based PSI Course. [On line]. Disponível: http://www.eecs.kumamoto-u.ac.jp/ITHET01/proc/037.pdf. Recuperado em 07 de Maio de 2004.

    Resumo on-line:

    Meyer, A. S., & Bock, K. (1992). The tip-of-the tongue phenomenon: Blocking on partial activation? [On-line]. Memory and Cognition, 20. 715-726. Resumo recuperado de: DIALOG File: PsychoINFO Item: 80-16351

    Resumo em CD-ROM

    Meyer, A. S., & Bock, K. (1992). The tip-of-the tongue phenomenon: Blocking on partial activation? [On-line]. Memory and Cognition, 20. 715-726. Resumo recuperado de: DIALOG File: PsychoINFO Item: 80-16351

     

     

    [Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


    ©2007  Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental

    Av. Adolpho Lutz, 100, Cidade Universiária - Barão Geraldo/SP
    Tel (19) 3749-9700


    rbtcc.abpmc@gmail.com
    www.rbtcc.org