ISSN 1665-7527
versão impressa

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informação básica

A presente publicação representa o desejo e a preocupação de um grupo de educadores que avaliam a importância da educação como um meio para formar mulheres e homens livres, conscientes de sua responsabilidade social e seu papel como atores na transformação de uma sociedade ainda tão injusta e desigual. Confiam em uma educação que promova, entre alunos, valores éticos e sociais, privilegiando o desenvolvimento solidário e democrático, em detrimento daqueles que antepõem o individualismo e a concorrência selvagem como inevitáveis à adaptação do sujeito que deseja alcançar seu desenvolvimento.

Estes últimos valores não são mais que elementos de uma ideologia que se completa na face escura da globalização com um alto custo: a pobreza de 80% da população mundial; fato proporcionado por uma ordem econômica que pretende modificar o mapa geopolítico e influi na vida política, cultural e educativa de todos os países. A problemática educativa em nosso país é conseqüência do impacto da modernização e da globalização no mundo; repercussão que se adverte aqui no escasso investimento educativo, na orientação tecnocrática e utilitária predominante que distingue o currículo da educação superior, e as dificuldades para acessar melhores condições de eqüidade à sociedade do conhecimento. A esta situação haverá que acrescentar as disciplinas pendentes presentes no sistema educacional mexicano, como o atraso escolar, a questionada qualidade educativa, a falta de vinculação de seus programas com necessidades importantes da sociedade etc.

A Orientación Educativa é um serviço que, na medida de suas possibilidades, intervém no abatimento desses problemas, evitando a deserção escolar, oferecendo alternativas para melhorar o desenvolvimento pessoal e as relações sociais; proporcionando assessoria na escolha profissional. O desenvolvimento deste serviço não tem sido fácil, e a cada dia se torna mais complexo pelas mudanças vertiginosas que operam na sociedade e que influem os jovens na sua vida cotidiana. Dali que sua história, sua situação atual e as perspectivas que tem em uma sociedade como a nossa (cuja economia é supostamente a nona do mundo, mas com as grandes demoras de uma nação bananeira), requer muitos espaços e foros onde possa analisar, discutir e trocar teorias, métodos e estratégias que melhorem sua função na escola e sobretudo incidam, no final, na formação integral do aluno.

Assim, o projeto da Revista Mexicana de Orientación Educativa tem a intenção de contribuir para gerar um maior e melhor conhecimento teórico, epistemológico, metodológico e instrumental da Orientação Educativa no México e a América Latina. Quem participa deste projeto editorial sabe que há outros esforços compartilhados, como por exemplo, pela Associação Mexicana de Profissionais da Orientação AMPO e pela Federação de Associações de Profissionais da Orientação da América Latina e Caribe, FAPOAL, pelas instituições de educação superior através do serviço e programas de pós-graduações (especialização, mestrado) ou de graduação, pelos grupos de orientadores etc. Também conhecem as valiosas tentativas em manter revistas deste campo, como aconteceu com a Revista de Orientación Educativa que, entre 1990 e 1992, publicou a Direção Geral de Orientação Vocacional da UNAM e produziu 4 números; do mesmo modo foi a Revista OrienTam (1994), publicada pela Direção de Orientação Educativa da Universidade Autônoma de Tamaulipas, que produziu 2 números e foi financiada graças ao Fundo para o Melhoramento da Educação Superior, FOMES; entre outras.

Mais uma tentativa e a confiança em seu surgimento e preservação, é o que depositamos agora na Revista Mexicana de Orientación Educativa; que se propõe a ser um espaço aberto no qual conflua uma visão plural da prática orientadora; marcos teóricos e referências de diversas índoles, sem a pretensão de monopolizar o conhecimento, mas pelo contrário, dar conta e inclusive coadjuvar com o impulso da diáspora de escolas e correntes de pensamento que, com sua seriedade e fundamentos, tratem de fazer uma contribuição significativa à educação e à Orientação.

A revista nasce no México e por esta razão é que, de maneira principal, tratará aspectos da Orientação neste país. Mas também, pretende incluir contribuições aproximadas da Orientação em Ibero América; incorporar realidades e aspirações comuns que remetem à identificação e à unidade. Assim, através do conhecimento e do intercâmbio acadêmico que se manifeste no espaço da revista, será mais fácil experimentar a unidade

O Conselho Editorial
Cidade do México, Verão de 2003

 

Indexada em

IRESIE (UNAM-México) - www.unam.mx/cesu/iresie
CLASE (UNAM-México) - www.dgbiblio.unam.mx/clase.html
Latindex - www.latindex.org
EBSCO - www.ebsco.com

 

Copyright

O conteúdo desta publicação não expressa necessariamente a posição da Revista Mexicana de Orientação Educativa, mas sim o ponto de vista dos responsáveis de sua publicação ou de quem assina cada nota ou artigo.

Reserva de Direitos Autorais: 04-2003-092512151100-102

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2008 Centro de Investigación y Formación para la Docencia y Orientación Educativa

Revista Mexicana de Orientación Educativa
Site: http://www.remo.ws/


contacto@remo.ws