ISSN 1665-7527
versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

I. Aspectos gerais

1. As colaborações poderão ser ensaios, pesquisas em processo ou terminadas, propostas de intervenção grupal ou individual, resenhas de livros, entrevistas, programas institucionais e outros como conto curto, poesia, fotografias etc. Deverão ser entregues arquivos salvos em Word. Poderão ser enviados pelo correio, com prévio Contato REMO.

2. A extensão das colaborações será de, no máximo, 20 páginas, incluindo quadros, notas, bibliografia e tabelas. Os quadros, tabelas e gráficos serão entregues em um arquivo separado, em Excel ou algum programa adequado.

3. É recomendável que todo trabalho entregue conte com uma linguagem clara e acessível, com sintaxe coerente que permita uma leitura fluente e não complicada, o que é possível se o material contar com uma estrutura lógica.

4. As colaborações deverão ser inéditas e originais, salvo se a importância do documento assim o considerar. A entrega ou envio de um trabalho a esta revista compromete o autor a não submetê-lo simultaneamente à consideração de outras publicações em espanhol. A cada colaboração serão anexados os dados gerais do autor para que seja possível o contato sobre seu documento (telefone, fax e/ou e-mail).

5. As colaborações entregues para a sua publicação serão submetidas a ditame do Conselho Diretivo. É importante que a apresentação dos trabalhos cumpra com requerimentos que facilitem a edição. O Conselho pode considerar a aceitação e publicação das colaborações que sejam apresentadas e pedir correções ou mudanças para se adaptar às normas gerais de publicação. O Conselho Diretivo se reserva o direito de publicar ou não as colaborações, que são responsabilidade do autor ou autores.

 

II. Informação técnica a incluir

1. Currículo. O autor deverá incluir um pequeno currículo no rodapé da página (máximo 3 linhas), incluindo grau acadêmico, lugar de adscrição, disciplina, especialidade e linha de pesquisa, entre outros dados sobressalentes.

2. Resumo. Toda colaboração incluirá um breve resumo inicial contendo as idéias centrais do documento e especificando a importância do mesmo, seus alcances, contribuições e aspectos particulares, em uma extensão de 5 a 10 linhas. Serão incluídas as palavras-chave.

3. Título. Recomenda-se que as colaborações incluam um título que seja breve, claro e sintético do conteúdo.

4. Desenvolvimento. Sugere-se que as colaborações coloquem um problema para iniciar sua discussão, seu desenvolvimento e um fechamento, procurando arredondar o tema tratado.

5. Bibliografia. No final de cada colaboração será apresentada a bibliografia consultada pelo autor, mencionando todos os dados completos para sua identificação: nome do autor ou autores, ano de publicação, título da obra ou artigo, lugar, editorial, edição e páginas.

6. Estrutura crítica

a) Forma de citar as fontes consultadas. É necessário utilizar a anotação Harvard para as referências no interior do texto com os dados seguintes: sobrenome, ano e página entre parêntese. Exemplo: (Junqueiras 1993: 37).

b) Uso de notas de rodapé. É recomendável evitar se estender inutilmente; só serão incluídos os esclarecimentos circunstanciais ou simplesmente adicionais.

c) Emprego das referências bibliográficas. Convém unificar o critério de como incluir a identificação da fonte consultada, referida no texto. Para isso, sugere-se a ordem seguinte: Primeiro sobrenome do autor(es) e nome(s), ano entre parênteses, título da obra em itálico, lugar de edição, editora, número de edição.

d) Uso das referências hemerográficas. Incorporar os dados na ordem seguinte: sobrenome e nome de autor(es), ano de edição entre parênteses, título do artigo entre aspas, nome da revista ou jornal em itálico, volume (se houver), número e data de edição, lugar de edição e páginas de referência.

e) Referências de Internet. Será usada a seguinte ordem: autor, título do trabalho, endereço completo do lugar, data de consulta entre parêntese. Exemplo: Fórum Mundial sobre Educação (2000), Plano de Ação, Dacar, Senegal, abril; ver www2.unesco.org/wef/ (maio de 2000).

 

III. Características das colaborações

a) As colaborações serão entregues em letras maiúsculas e minúsculas, depois de passadas pela prova de correção de estilo e ortografia. Os trabalhos não incluirão um formato específico. Cada página conterá 28 linhas escritas ou impressas por 65 caracteres.

b) O autor conta com absoluta liberdade para ressaltar alguma palavra ou frase, para isso pode incluir negritos ou itálicos, sempre e quando evitar cair no abuso.

A Revista Mexicana de Orientación Educativa se reserva o direito de fazer as mudanças editoriais que considere convenientes, mas sempre respeitando as idéias próprias e o esquema analítico do autor(es). Não serão devolvidos os originais.

Importante: Nenhuma colaboração poderá ser avaliada, se não consideradas as normas anteriores.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2008 Centro de Investigación y Formación para la Docencia y Orientación Educativa

Revista Mexicana de Orientación Educativa
Site: http://www.remo.ws/


contacto@remo.ws