ISSN 2175-1390 on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Normas para submissão de manuscrito

O processo editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às condições abaixo. Caso contrário será devolvido para adequação às normas, inclusão de carta ou outros documentos.

A revista Psicologia Política adota, com algumas adaptações, as normas de publicação da APA: "Publication Manual of the American Psychological Association (5ª edição, 2001)". A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA. Os textos poderão ser redigidos en português, espanhol, francês ou inglês.

Para un guia rápido en português, consulte Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA (http://www.ip.usp.br/biblioteca/pdf). Para exemplos de seções do manuscrito (en inglês), sugere-se Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide (http://www.uwsp.edu/psych/apa4b.htm).

Os textos originais deverão ser submetidos via internet mediante cadastro do autor no sítio da revista (www.fafich.ufmg.br/rpp) e en seguida clicando en "Envie seu Artigo". Como a revisão dos manuscritos é cega quanto à identidade dos autores, é responsabilidade dos autores a eliminação de quaisquer identificações en qualquer outra parte do artigo, inclusive nas propriedades do arquivo. Os dados dos autores, preenchidos no formulário on-line, não serão encaminhados aos consultores ad hoc en hipótese alguma.

 

Diretrizes gerais do manuscrito

Os arquivos para submissão deverão estar en formato doc ou rtf. Os textos devem ser digitados en espaço duplo en todas as circunstâncias, fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, en todo o manuscrito, incluindo referências e notas de rodapé, com parágrafos justificados. Não utilize itálico, negrito, marcas d'água ou outros recursos que podem tornar o texto visualmente atrativo, pois trazem problemas sérios para editoração. Sublinhe palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto impresso, por exemplo, "estrangeirismos", como self, locus, rappaport, etc. e palavras que os autores desejem grifar.

A página deverá ser tamanho A4 (21 x 29,7cm), com todas as margens iguais a 2,5 cm. Caso haja subdivisões no texto, recomenda no máximo três níveis de intertítulos. Os subtítulos devem ter a primeira letra de cada palavra en letra maiúscula e serem sublinhados. Notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto.

Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos.

Figuras, Tabelas e Anexos

As palavras Figura, Tabela e Anexo que aparecerem no texto devem, sempre, serem escritas com a primeira letra en maiúscula e devem vir acompanhadas do número (para Figuras e Tabelas) ou letra (para Anexos) respectivos ao qual se referem. A utilização de expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. As normas não incluem a denominação de Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

Citações

As citações literais com menos de 5 linhas devem ser digitadas normalmente no texto, entre aspas. A pontuação vai antes do fechamento, com aspas. Ao final das citações deve constar entre parênteses o nome do autor, o ano do trabalho e número da página. Citações com 5 ou mais linhas devem ser destacadas, indentadas a 4 cm da margem esquerda, com espaçamento simples e fonte Times New Roman tamanho 10, sem aspas. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material, tais como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

Atenção: Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA.

O arquivo que deverá ser anexado no formulário de submissão devera seguir as seguintes instruções:

1. Deve conter uma folha de rosto sem identificação.

2. Deve conter Resumo(100-150 palavras) e 5 palavras-chave, no idioma original do texto e as respectivas versões en português, inglês e espanhol. Caso o idioma original do texto seja o francês deverá incluir estas 3 versões, além do resumo em francês.

As traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical de cada idioma. A Revista Psicologia Política solicita que o autor faça a revisão final das versões do resumo. Este é um item muito importante, pois em caso de publicação estará disponível em todos os indexadores da revista.

3. As referências devem ser colocadas en nova página, após o término do texto, en ordem alfabética, de acordo com as normas da APA (abaixo, exemplos de como citar artigos, livros, capítulos de livro, teses e dissertações, respectivamente). Não deixe un espaço extra entre as citações. Coloque o nome da fonte de sua referência en itálico (título do livro, periódico, filme, música, etc).

4. Anexos devem ser incluídos somente se contiverem informações consideradas indispensáveis. Anexos com mais de uma página devem ser numerados consecutivamente com texto en fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo. Devem ser indicados no corpo do texto identificados pelas letras do alfabeto en maiúsculas (p. ex.: A, B, C e assim por diante).

5. Tabelas e Figuras devem ser apresentadas cada uma en uma nova página, com as respectivas legendas e títulos. Não devem exceder meia página (A4). Devem ser elaboradas preferencialmente no MS-Word.- Os títulos das tabelas devem ser colocados no alto das mesmas, uma linha abaixo da expressão Tabela e seu respectivo número. A primeira letra de cada palavra do título deve ser em letra minúscula. O título deve ser sublinhado e não conter pontuação ao final. Dentro da Tabela, não utilize letras maiúsculas, itálicos ou negritos.- Os títulos das figuras devem ser apresentados logo após a expressão Figura e seu respectivo número (esses devem ser sublinhados), seguindo as demais especificações para Tabelas, mas com pontuação ao final.

Exemplos para a elaboração de citações e referências:

Os exemplos abaixo auxiliam na organização de seu manuscrito, mas certamente não esgotam as possibilidades de citação en seu trabalho. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2001, 5ª edição) para verificar as normas para outras referências.

Citações no corpo do manuscrito:

1. Citação de artigo de autoria múltipla

a) Artigo com dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido.

b) Artigo com três a cinco autores: cite todos os autores na primeira referência; da segunda referência en diante utilize sobrenome do primeiro autor seguido de "e cols." e da data, caso seja a primeira citação no parágrafo.

c) Artigo com seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "e cols." e da data. Porém, na seção de Referências todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

2. Citações de obras antigas e reeditadas

Utilize o seguinte formato: Autor (data de publicação consultada).

3. Citação secundária

Trata-se da citação de um artigo discutido en outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: "Elster (1989, citado por Sandoval, 1989, p. 128)...". Na seção de referências citar apenas a obra consultada (no caso, Sandoval, 1989).

Exemplos de referências:

1. Artigo de revista científica

Machado, F. V. & Prado M. A. M. (2005). Movimentos Homossexuais: A Constituição da Identidade Coletiva Entre a Economia e a Cultura: O Caso de Dois Grupos Brasileiros. Interações, 10(19), 35-62.

2. Artigo de revista científica no prelo

Indicar no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico sublinhado após o título do artigo. Não referir data e números do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando que está no prelo.

3. Livros

Melucci, A. (1996). Challenging Codes: Collective Action in the Information Age. Cambridge: University Press.

4. Capítulo de livro

Freitas, M. F. Q. (1994). Prácticas en Comunidad y Psicologia Comunitaria. En Montero, M. (Org) Psicologia Social Comunitária: teoria, método y experiência. Guadalajara: Universidad de Guadalajara.

5. Trabalho apresentado en congresso, mas não publicado

Moral, M. V., Rodriguez, F. J. & Sirvent, C. (2004, julio). Percepcion de Las Consecuencias Asociadas al Abuso de Alcohol y Otras Sustancias Psicoactivas en Adolescentes en Riesgo. Trabalho apresentado no Primero Congreso de Psicología Jurídica, Santiago de Compostela, Espanha.

6. Trabalho apresentado en congresso com resumo publicado en anais

Magalhães, M. S. ; Prado, M. A. M. (2005). História e Atualidade no movimento de mulheres trabalhadoras rurais de Minas Gerais: bandeiras de luta, trajetórias de lideranças e antagonistas políticos. En Anais do XIII Encontro Nacional da ABRAPSO. Belo Horizonte:ABRAPSO.

7.Teses ou dissertações não publicadas

Ansara, S. (2000). Repressão e Lutas Operárias na Memória Coletiva da Classe Trabalhadora en São Paulo. Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós Graduados en Psicologia Social. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8. Obra antiga e reeditada en data muito posterior

Le Bon, G. (1995). Psychologie des foules. 5º ed. Paris: PUF (Original Publicado en 1895).

9. Autoria institucionalAmerican

Psychological Association (1994). Publication manual (4ª ed.). Washington, DC: Author.

10. Comunicação pessoal

Pode ser carta, mensagem eletrônica, conversa telefônica ou pessoal. Cite apenas no texto, dando as iniciais e o sobrenome do emissor e a data. Não inclua nas referências.

11. Artigo en Revista Científica Eletrônica (Internet)

Löwy, M. (2003). Las formas modernas de la barbarie. Metapolitica, 28, artigo 1. Acessado en 6 de abril de 2003, de http://www.cepcom.com.mx/meta/28/vimpresa/dossier/1doss.htm13.

12. Artigo en Jornal

Franco, C. (2003, 6 de Abril de). Os Bórgia e as orgias do desejo profano. O Estado de S. Paulo, [São Paulo], p. D5.14.

13. Artigo en Revista não científica

Oyama, T. (2001, 27 de junho de). Dias Alegres: Parque de Diversões Promove Dia Gay e ensina funcionários a tratar visitante homossexual. Veja, 34(25), 71.

14. Artigo en Jornal ou Revista não científico (Internet)

Sem autor

EUA isolam Bagdá, invadem palácios de Saddam e matam civis en bombardeio (2003,7 de abril de), O Estado de S. Paulo., Acessado en 8 de abril de 2003, de http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u54748.shtml

Com autor

Westphal, W. (2003, 7 de abril de). Rubinho promete ganhar un GP do Brasil. Folha On-line, Acessado en 8 de abril de 2003, de http://www.estadao.com.br/esportes/noticias/2003/abr/07/218.htm

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2008  Associação Brasileira de Psicologia Política

Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo
03828-00 - São Paulo – SP - Brasil
Tel.: +55 11 3091-1008


revistapsicopol@gmail.com.br