ISSN 2238-152X versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

  • Diretrizes para Autores
  • Diretrizes Gerais do Artigo
  •  

    Diretrizes para Autores

     

    Forma e preparação dos artigos

    É uma condição para publicação do artigo submetido a este periódico que o mesmo não tenha sido publicado e não seja simultaneamente submetido ou publicado em outro lugar.

    O processo editorial só terá início se o encaminhamento do artigo obedecer às condições abaixo. Caso contrário será devolvido para adequação às normas, inclusão de carta ou outros documentos.

    • Todo e qualquer encaminhamento à revista deve ser precedida por uma carta do autor principal, onde esteja explicitada a intenção de submissão ou resubmissão do trabalho para publicação (esta carta deverá ser encaminhada como documento suplementar).
    • A revista Polis e Psique adota as normas de publicação da APA: "Publication Manual of the American Psychological Association (5ª edição, 2001)". A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA.
    • Os textos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês.
    • Para um guia rápido em português, consulte Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA. Para exemplos de seções do manuscrito (em inglês), sugere-se Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide (for the 6th edition of the APA Manual).
     

     
     
    Diretrizes Gerais do Artigo

     

    I. É de grande importância que o cadastro do autor efetuado em nosso site seja respondido da forma mais completa possível.

    II. Configuração: Tamanho A4 (21 x 29,7cm).

    III. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo referências, notas de rodapé, tabelas, etc.

    IV. Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita).

    V. Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, Anexos, etc.

    VI. Alinhamento: esquerda.

    VII. Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25cm.

    VIII. Numeração das páginas: no canto direito na altura da primeira linha de cada página.

    IX. Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos.

    X. Ordem dos elementos do arquivo: Folha de rosto sem identificação, Resumo e Abstract, Corpo do Texto, Referências, Anexos, Notas de Rodapé, Tabelas e Figuras. Inicie cada um deles em uma nova página.


    Documentos que deverão ser submetidos:

    A. Carta de Intenção do autor principal explicitando sua intenção de submeter ou resubmeter a contribuição.

    B. Folha de rosto identificada: Título original (máximo 10 palavras); Título compatível em inglês e espanhol; Nome e afiliação institucional, por ocasião da submissão do trabalho, de cada autor; Endereço para correspondência (preferencialmente institucional) com os leitores e com o editor, incluindo e-mail, de um dos autores; Agradecimentos e Informações complementares, quando for o caso, como, por exemplo, fomento de pesquisa ou bolsa de estudo. Incluir uma nota sobre os autores: uma breve descrição sobre as atividades atuais dos autores e sobre sua formação.

    C. Folha de rosto sem identificação: Título original (máximo 10 palavras) e título compatível em inglês e espanhol.

    D. Resumos em português, espanhol e inglês: Parágrafos com no máximo150 palavras, com o título Resumo escrito centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Os resumos em inglês e espanhol devem ser fiéis ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas. Polis e Psique tem como procedimento padrão, fazer a revisão final dos resumos, reservando-se o direito de corrigi-los, se necessário. Isto é um item muito importante de seu trabalho, pois em caso de publicação estará disponível em todos os indexadores da revista. Ao fim do resumo, listar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave em português (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula).

    E. Corpo do Texto: Não é necessário colocar título do manuscrito nessa página. As subseções do corpo do texto não começam cada uma em uma nova página e seus títulos devem estar centralizados, e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, Resultados, Método e Discussão, em artigos empíricos). Os subtítulos das subseções devem estar em itálico e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, os subtítulos da subseção Método: Participantes, ou Conclusões).

    As palavras Figura, Tabela, Anexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto.

    Sobre o uso de Sublinhados, Itálicos e Negritos: Use itálico para palavras ou expressões que  constituam "estrangeirismos", como self, locus, etc. e sublinhado para outras palavras que deseje grifar. Reserve negritos para os títulos.

    Dê sempre crédito aos autores e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de Referências.

    F. Anexos: Evite. Somente devem ser incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis. Os Anexos devem ser apresentados cada um em uma nova página. Os Anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (A, B, C, e assim por diante), se forem mais de um.

    G. Notas de fim: Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e apresentadas após os Anexos. O título (Notas) aparece centralizado. Recue a primeira linha de cada nota de fim em 1,25cm e numere-as conforme as respectivas indicações no texto.

    H. Tabelas: Devem ser elaboradas em Word (.doc) ou Excel. No caso de apresentações gráficas de tabelas, use preferencialmente colunas, evitando outras formas de apresentação como pizza, etc. Nestas apresentações evite usar cores. Cada tabela começa em uma página separada. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela. Dê um espaço duplo e digite o título da tabela à esquerda, em itálico e sem ponto final, sendo a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Apenas a primeira letra da primeira palavra e de nomes próprios deve estar em maiúsculo.

    I. Figuras: Devem ser do tipo de arquivo JPG e apresentadas em uma folha em separado. Não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. A palavra Figura é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à figura. Dê um espaço duplo e digite o título da figura à esquerda, em itálico e sem ponto final, sendo a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Apenas a primeira letra da primeira palavra e de nomes próprios deve estar em maiúsculo.
    As palavras Figura, Tabela e Anexo que aparecerem no texto devem, sempre, serem escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número (para Figuras e Tabelas) ou letra (para Anexos) respectivos aos quais se referem. A utilização de expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. As normas não incluem a denominação de Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

    J. Exemplos de citações no corpo do manuscrito: Os exemplos abaixo auxiliam na organização de seu manuscrito, mas certamente não esgotam as possibilidades de citação em seu trabalho. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição) para verificar as normas para outras referências.

    - Citação de artigo de autoria múltipla

    • Artigo com dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido.
    • Artigo com três a cinco autores: cite todos os autores na primeira referência; da segunda referência em diante utilize sobrenome do primeiro autor seguido de "e cols." e da data, caso seja a primeira citação no parágrafo.
    • Artigo com seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "e cols." e da data. Porém, na seção de Referências todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

    - Citações de obras antigas e reeditadas

    Utilize o seguinte formato: Autor (data de publicação original / data de publicação consultada).

    - Citação secundária

    Trata-se da citação de um artigo discutido em outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: "Piaget (1932, citado por Flavell, 1996) ...". Na seção de referências citar apenas a obra consultada (no caso, Flavell, 1996).

    NOTA: Citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no parágrafo do texto, entre aspas. Citações com mais de 40 palavras devem aparecer sem aspas em um parágrafo no formato de bloco, com cada linha recuada 5 espaços da margem esquerda. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material tais como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

    Atenção: Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA.

    L. Referências: Inicie uma nova página para a seção de Referências, com este título centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção. Continue utilizando espaço duplo e não deixe um espaço extra entre as citações.
    As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA (veja alguns exemplos abaixo). Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2001, 5ª edição) para verificar as normas não mencionadas aqui.
    Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente desse autor. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

    Exemplos de referências:
    • Artigo de revista científica
    Pedrebon, M. K., Mathias, F. A. T., Aidar, T., Rodrigues, L.A. (2010). Desigualdade sócio-espacial expressa por indicadores do Sistema de Informações sobre Nasciddos Vivos. Cadernos de Saúde Pública, 8, 1583-1594
    • Artigo de revista científica paginada por fascículo
    Kristensen, C. H., Almeida, R. M. M. de, & Gomes, W. B. (2001). Desenvolvimento histórico e fundamentos metodológicos da neuropsicologia cognitiva. Psicologia Reflexão e Crítica, 14(2), 259-274.
    • Artigo de revista científica no prelo
    Indicar no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico sublinhado após o título do artigo. Não referir data e números do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando que está no prelo.
    • Livros
    Bulla, C. L., Mendes, M. J.,& Prates, C. J. (2004). As múltiplas formas de exclusão social. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS.
    • Capítulo de livro
    Maraschin, C. (2005). Redes de conversação como operadores de mudanças estruturais na convivência. Em N. M. C. Pellanda; E. T. M. Schlünzen& K. SchlüzenJr. (Orgs.), Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas (pp. 135-143). Rio de Janeiro: DP & A.
    • Teses ou dissertações
    Faveret, B. M. S. (1997). Psicanálise e biologia: o adoecer psíquico repensado a partir do paradigma informacional. Tese de Doutorado. Curso de Pós-graduação em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
    • Autoria institucional
    American Psychological Association (1994). Publication manual (4ª ed.). Washington, DC: Author.


     

    [Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial]


    Creative Commons License Todo conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Instituto de Psicologia
    Rua Ramiro Barcelos, 2600
    Bairro Santa Cecília
    Porto Alegre - RS - Brasil
    CEP 90035-003
    +55 (51) 3308-5954
    http://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/index


    polisepsique@ufrgs.br