ISSN2145-4892 versão online

INSTRUCCIONES A LOS AUTORES

 

Envios online

Se você já possui conta com nome e usuário na Revista de Psicología Universidad de Antioquia? Vá para identificação. http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/psicologia/login

Caso ainda não possua cadastro cadastre-se.

Para envio dos artigos é preciso está cadastrado.

 

 

Normas para autores/as

Tipos de artigos

De acordo com as normas propostas pelo Servicio Permanente de Indexacão de Revistas de COLCIENCIAS, a Revista de Psicología Universidad de Antioquia publicará artígos nas seguintes categorias:

1.Artigo de investigação científica e tecnológica. Documento que apresenta, de manera detalhada, os resultados originais de projetos terminados de investigação. A estrutura geralmente utilizada contém quatro partes importantes: introducção, metodologia, resultados e conclusões.

2.Artigo de reflexão. Documento que apresenta resultados de investigação terminada desde uma perspectiva analítica, interpretativa ou crítica do autor, sobre um tema específico, recorrendo a fontes originais.

3.Artigo de revisão. Documento resultado de uma investigação terminada onde se analizamn, sistematizam e integram os resultados de investigacões publicadas o não publicadas, sobre um campo em ciência ou tecnologia, com fin de dar conta deos avanços e das tendências de desenvolvimento. Se caracteriza por apresentar uma cuidadosa revisão bibliográfica de pelo menos 50 referências.

4.Artigo curto. Documento breve que apresenta resultados originais preliminares ou parciais de uma investigação científica ou tecnológica, que em geral requerem de uma pronta difusão.

5. Relato de caso. Documento que apresenta os resultados de um estudio sobre uma situação particular afim de dar a conhecer as experiênncias técnicas e metodológicas consideradas em um caso específico. Inclue uma revisão sistemática comentada da literatura sobre casos análogos.

6. Revisão de tema. Documento resultado da revisão crítica da literatura sobre um tema em particular.

7. Tradução. Traduções de textos clásicos o da atualidade ou transcrições de documentos históricos ou de interesse particular no dominio de publicação da revista.

8. Resenha bibliográfica. Revisão e comentários sobre livros da área de interesse da revista, publicados nos últimos três anos. Sua extensão não deve superar cinco páginas.

Normas de apresentação dos trabalhos

1. Se aceitam trabalhos inéditos, empíricos e teóricos, que não tenham sido publicados nem apresentados para publicação simultaneamente a outra revista nacional ou internacional, em todas as áreas da psicologia e disciplinas conexas (psicopatologia, psicanálise, psicoterapia, etc.), escritos em español, também se aceitará colaboracões em outros idiomas (inglês, portugués, francês, alemão, italiano).

2. Todos os trabalhos devem seguir as normas de estilo de American Psychological Association-APA. Os escritos que não cumprirem com este requisito serão devolvidos a seus autores para ser revisados e corrigidos.

3.Os artigos não devem exceder 25 páginas, em tamanho carta, com espaço duplo e letra Times New Roman 12.

4. Acompanhar o artigo resumo não superior a 120 palavras, resumindo o seu conteúdo, com cinco palavras-chave. Os autores apresentam o resumo e o título do artigo traduzido para o Inglês. Recomenda-se descritores na língua original e em Inglês, os descritores estão disponíveis em: http://decs.bvs.br

5. Anexar breve apresentação do autor: nome, profissão, título, nome da instituição onde trabalha, um grupo de membros Investigação (se aplicável) e e-mail. Se Investigação artigo, documentar a origem do projeto ou apoio institucional. Em pesquisa com seres humanos, o (s) autor (es) deverá (n) incluir uma declaração das normas nacionais e internacionais de ética que tem (n) utilizados no estudo.

6. No caso do artigo apresentado para publicação see resultado de uma investigação já terminada que tenha sido avaliada, por exemplo, no caso de investigações de estudos de pós graduação; se solicita aos autores comumicar o resultado desta avaliação e na medida do possível o nome dos avaliadores que emitiram este conceito.

7. Para o caso de artigos resultados de investigações clínicas, a Revista de Psicología Universidad de Antioquia apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organización Mumdial de la Salud (OMS) da International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional da informação sobre estudos clínicos. Em consequência, somente se aceitará para publicação, os artigos de investigações clínicas que tenham recibido um número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios establecidos por OMS e ICMJE, cujas direções estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deve ser registrado ao final do resumo.

8. Se deve apresentar as citações e referências bibliográficas e hemerográficas sob o seguinte formato:

a. Quando as citações são maiores de cinco linhas deven colocar em linha a parte e recuado para separá-los a partir de um texto normal.

b.As referências bibliográficas e notas deverão apresentar de acordo com as normas APA. Exemplo de citação de livro:

Foucault, M. (1981). Un diálogo sobre el poder. Madrid, Alianza.

Exemplo de citação de revista:

Gutiérrez, G. (1999). Hormonas y reproducción en aves: la influencia de factores ambientales y sociales. Revista de Latinoamérica de Psicología, 31, 151-174.

As citações extraídas da Internet devem ser citadas da seguinte maneira:

Pierucci, N. & Pinzón Luma, B. (2003). Relación entre estilos parentales, estilos de apego y bienestar psicológico. Revista Psicología y Salud, 13 (2). Recuperado el día 4 de enero de 2006 de http://www.uv.mx/psicysalud/Psicysalud%2013_2/13_2/NAsili.html

9. As notas de rodapé deverão conter somente esclarecimentos ou complementos do trabalho que, sem afetar a continuidade do texto, contenham informações adicional que o autor considere necessaria incluir em seu trabaho.

10. Si se deseja resaltar palavras ou frases no texto, usar de preferência letra cursiva.

11. Quando siglas ou abreviaturas são empregadas colocar o nome por extenso em primeiro lugar, seguido pela sigla ou abreviatura correspondente, e, posteriormente, introduzir a abreviatura adequada.

 

Normas para a recepção, avaliação e publicação dos trabalhos

1. Por tratarse de uma publicação com avaliação, a Revista recebe, revisa e envía os trabalhos para opinião do Comitê Editorial, que seleciona os artigos que cumpram com os requisitos exigidos e atribuído aos pares avaliadores internos e externos a instituição editora, para revisão a cegas, de cujo critério depende sua publicação. Uma vez recibido o conceito se envía ao autor para que tome ciência das observações da avaliação, em casos de divergência entre os avaliadores, ou ante observações do autor, se designará um avaliador que julgará a avaliação. O tempo de avaliação dos artigos apresentados não será maior de seis meses. Os artigos avaliados como publicáveis com modificações serão enviados ao (s) autor (es) e devem ser corrigidos em um prazo de 2 meses, após esse prazo serão tratados como artigos novos enviados.

2. A ordem de publicação se dará em função das datad de recebimento e aceite de cada artigio.

3. A Revista de Psicología Universidad de Antioquia se reserva no direito de fazer as modificações de estilo no texto original. As mudanças editoriais se fazem para melhorar a redação e evitar erros gramaticais.

4. O (s) autor (es) são responsaveis pelo conteúdo do artigo, a precisão da informação, a integridade do processo de análise e seus resultados, incluindo tabelas, gráficos e citações bibliográficas.

5. A Revista de Psicología de la Universidad de Antioquia admite comentários e opinioões sobre o material publicado, aceita retratacões argumentadas pelos autores e corrigirá oportumamente os erros tipográficos que se tenham cometido ao publicar um manuscrito (Fe de erratas).

6. Para o processo de recebimento, avaliação e publicação seja claro e objetivo, quando há conflitos de interesse devem ser explicitamente declarados, esses conflitos surgem quando o autor, revisor ou editor tem relações financeiras ou pessoais que influenciam inadequadamente suas ações. É de responsabilidade do (s) autor (s) expressar os possíveis conflitos de interesse dentro da sua Investigação, isso deve ser explicitado no documento anexo contendo os dados do autor também pode informar o Jornal em nomes de potenciais avaliadores que têm potencial conflitos de interesse. Para revisores, editores, devem abster-se de participar na avaliação e publicação em que surgem esses conflitos.

7. A aceitação do artigo para publicação na Revista, implica na sessão dos direitos de reprodução e divulgação por qualquer meio da Universidad de Antioquia, institução editora da Revista. O (s) autor(es) deve(m) diligenciar um formato de publicação e difusão de artigos que será enviado pelo comitê editorial uma vez aceito o artigo, no caso de artigos com varios autores, este formato deverá ser firmado por todos os autores e enviado ao comitê editorial junto com o material a publicar. A Revista de Psicología Universidad de Antioquia asume a política de acesso livre, asim como a inclusão e difusão do texto completo en todas bases de dados especializadas que o Comité Editorial considere adequadas para sua indexação con objetivo de aumentar a visibilidade da Revista.

8. Se por qualquer motivo o autor desejar retirar o artigo uma vez que este se encontre em processo de avaliação, correção ou edição, deverá enviar uma comumicação escrita dirigida ao Comitê Editorial Revista de Psicología Universidad de Antioquia, solicitando a retirada do artigo e argumentando as razões para ele. Uma vez recibida a comumicação a Revista terá 15 dias hábeis para dar curso a solicitação do autor.

9. Por direitos do autor se reconhecerá um exemplar da revista, que será enviado a cada colaborador.

10. O Comitê Editorial receberá em forma permanente escritos para avalair sua possível publicação.

11. Favor enviar as colaborações a: revistadepsicologiaudea@antares.udea.edu.co, revistadepsicologiaudea@gmail.com

Lista de comprovação de preparação de envios

Como parte do processo de envio, se pede aos autores que indiquem que seu envio cumpra com todos os seguientes elementos, e que aceitem que envios que não cumpram com estas indicações podem ser devolvidos ao autor.

O envio não foi publicado antes e nem enviado para outra revista El envío no ha sido publicado previamente ni se ha enviado previamente a otra revista (o se ha proporcionado uma explicación en Comentarios al / a la editor/a).
O arquivo enviado deve está en formato Microsoft Word, RTF, o WordPerfect.
Se foi colocado as direções web para as referências onde for possível

O texto tem espaço simples com fonte tamanho 12 pontos; se usou cursiva em vez de sublinhado (exceto as direções URL); e todas as ilustrações, figuras e tabelas estão dentro do texto no local correspondente e no final de tudo.

O texto cumpre com os requisitos bibliográficos e estilo indicados nas Normas para autoras/es, que se encontram em Sobre a revista

Se a seção da revista que está enviando o artigo tem revisão por pares verifique se as instruções em Assegurando uma revisão a cegas foi seguida.

 

Nota de copyright

Os textos enviados para avaliação da Revista de Psicología Universidad de Antioquia, não devem estar publicados previamente, nem aceitos para publicação futura em outra revista

Ao aceitar os envios para publicação na Revista, o autor cederá parcialmente seus direitos, conservando seu uso não-comercial e o direito de circulação académica como arquivo de acesso livre.

Excepto que se estableça outra forma, o conteúdo da revista conta com uma licencia Creative Commons "reconhecimento, não comercial e sem obras derivadas" Colombia 3.0, que pode consultarse aquí.

 

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados ​​exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não estarão disponíveis para qualquer outra finalidade ou outra pessoa.

 

[Home] [Acerca de esta revista] [Cuerpo editorial]


© 2014  Revista de Psicología Universidad de Antioquia
Categoría C Publindex. Colciencias
ISSN 2256-1102 (Versión electrónica)
Departamento de Psicología
Ciudad Universitaria Calle 67 # 53-108 Bl 9. Of 227
Teléfono: 57(4) 219 57 63 Fax: 57(4) 219 57 66
Apartado: 1226


revistadepsicologiaudea@gmail.com