SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1An aesthetic proposition for the perverse lustKandinsky, researcher of psychology and art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

WEINMANN, Amadeu de Oliveira. A enunciação da feminilidade em “Rebecca”, de Hitchcock. Trivium [online]. 2016, vol.8, n.1, pp.60-73. ISSN 2176-4891.  https://doi.org/10.18379/2176-4891.2016v1p.60.

O artigo visa delinear o modo como se dá a enunciação da feminilidade em "Rebecca", de Hitchcock. Com esse fim em vista, toma como matéria empírica não apenas a narrativa fílmica em questão, mas também dois aspectos do contexto em que ela se insere: a filmografia hitchcockiana e o cinema para mulheres dos anos 1940. A hipótese deste trabalho é que, por meio de sua protagonista, "Rebecca" encena a trajetória de uma mulher rumo à inscrição simbólica. Em contrapartida, a personagem Rebecca encarna, na feminilidade, aquilo que insiste em não se inscrever, um excesso de gozo que se enlaça ao discurso fílmico por meio do que o filósofo Slavoj Zizek nomeia "sinthoma" hitchcockiano.

Keywords : PSICANÁLISE; CINEMA; FEMINILIDADE; REBECCA; HITCHCOCK.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )