SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1The "teacher burnout" as a phenomenon of the modernity: the teachers in the wonderlandThe adaptationist program in psychology and the Theory of Evolution of the Species author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Abstract

SANCHES DE ALMEIDA, Leila. A cognição social e a construção da relação educador-bebê na creche. Ciênc. cogn. [online]. 2006, vol.7, n.1, pp.42-48. ISSN 1806-5821.

A abordagem da Rede de Significações (RedSig) toma a relação social como uma construção dialógica que é mediada por diversas pessoas e que envolve diversos contextos sociais e conteúdos da matriz sócio-histórica - tais como os valores sociais, constituintes da cognição social. Assim, o presente estudo tem como objetivo apontar a presença de valores sociais no processo de construção da relação afetiva educador-bebê. Duas educadoras, quatro bebês (04-09 meses de idade) e suas mães participaram do estudo. Foram realizadas 60 entrevistas com as educadoras e as mães, ao longo dos três primeiros meses de inserção dos bebês em uma creche. Observou-se nas falas a presença de valores sociais sobre cuidados infantis, a relação afetiva mãe-bebê, o papel da educadora e alimentação de bebês. Viu-se ainda que outras pessoas fizeram parte do processo de construção da relação através de suas vozes, presentes no discurso das mães e educadoras. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 07: 42-48.

Keywords : relação social; cognição social; significações; subjetividade; creche.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )