SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue4Bion's extremely particular view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

ALVAREZ, Anne. Melancolia e luto na infância e na adolescência: algumas reflexões sobre o papel do objeto interno.Translated byTania Mara Zalcberg,  Mireille Bellelis. Rev. bras. psicanál [online]. 2021, vol.55, n.4, pp.41-54. ISSN 0486-641X.

A autora apresenta duas condições bem diferentes que interferem na capacidade de uma pessoa vivenciar o luto: se lamuriar muito e se lamuriar muito pouco. Desde 1917, cinco estados mentais específicos, presentes na descrição da melancolia feita por Freud, foram aprofundados por teóricos subsequentes. Neste artigo a autora concentra-se no quarto e no quinto estado. Menciona os objetos não valorizados em oposição aos objetos valorizados. Considera que todos os desenvolvimentos mais recentes do pensamento psicanalítico se apoiam na grande atenção à teoria das relações objetais e na crescente compreensão da natureza da diferença entre os processos patológicos e benignos projetivos e os processos patológicos e benignos introjetivos.

Keywords : luto; melancolia; lamúria viciante; desespero; objeto interno.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License