SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52As diversidades da clínica psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437

Resumen

QUEIROZ, Anabela Silva. Diante de uma filiação estranha: sofrimento e luto de mães. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.52, pp.29-35. ISSN 0100-3437.

Este trabalho reflete sobre a experiência de atendimento clínico às famílias com bebês acometidos pela síndrome congênita do Zika vírus . A partir da especificidade da escuta psicanalítica das mães, destaco a singularidade da função materna desenvolvida, as feridas narcísicas de difícil cicatrização e a ameaça de uma gravidez interminável. Discuto as situações de sofrimento psíquico e risco para o desenvolvimento da criança na compreensão da primeira infância como o tempo prioritário para a constituição psíquica. A reflexão sobre a condução clínica de algumas intervenções justificadas pela angústia sentida pelos pais em função da perda do filho esperado, do trauma e das limitações impostas pelo diagnóstico apontam para as respostas e produções fantasmáticas. A apropriação dessubjetivante do filho pela ciência e a consequente destituição de saber dos pais dificulta-lhes o fazer das esperadas marcas espontâneas sobre o filho.

Palabras clave : Síndrome congênita do zika vírus; Maternagem; Ferida narcísica; Gestação interminável.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons