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Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

CORREIA, Donny. O paradoxo do cinema no modernismo brasileiro. J. psicanal. [online]. 2022, vol.55, n.103, pp.219-234.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 0103-5835.  https://doi.org/10.5935/0103-5835.v55n103.18.

Este artigo pretende refletir sobre razões plausíveis para a ausência do cinema na agenda dos organizadores da Semana de Arte de 1922, grupo que paradoxalmente exaltava o filme como algo genuinamente moderno. Especulamos que tal ausência se deva ao parco cenário da produção nacional profissional de então, porém, examinando algumas obras cinematográficas produzidas pouco depois de 1922, que podem estar em consonância com o ideário estético e poético dos primeiros modernistas. Referimo-nos, ainda, à herança deixada pelo modernismo para as gerações de cineastas que se sagrariam a partir dos anos 1960. Nossa intenção é estabelecer um olhar em perspectiva que reflita sobre a formação do cinema brasileiro com base na metrópole paulistana e como tal fenômeno perpassou as décadas seguintes, formando, reformando e deformando cenários estéticos e técnicos, de seu momento embrionário até o pleno estabelecimento de um legado audiovisual.

Palabras clave : modernismo; cinema; José; Medina; Humberto Mauro; cinema novo.

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