SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número45A ingenuidade de um perverso: linguagem e erotismo em Nabokov“O espelho”, no mito de Narciso, em Machado de Assis e em Guimarães Rosa: the narcissism thought as condition of ego’s structuring índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

PASSOS, Cleusa Rios P.. O desejo e a obra literária. Ide (São Paulo) [online]. 2007, vol.30, n.45, pp.120-127. ISSN 0101-3106.

O ensaio trata das relações especulares entre autor, leitor e obra literária, tomando como aspectos fundamentais as pulsões e o desejo, noções discutidas por Freud e seguidores. Os vínculos visados se configuraram tanto graças a textos literários, quanto a depoimentos sobre o que escreveram ou leram alguns autores: dentre eles Clarice Lispector, Julio Cortázar, Graciliano Ramos, Roland Barthes e Freud. A experiência de cada um diante de certas criações é aqui repensada, levando-se em conta não apenas o que afirmam sobre elas, mas também o que negam, pois aí entram em jogo “efeitos do inconsciente”. Merece ainda reflexão a necessária passagem dos elos de identificação das leituras iniciais, relativas a qualquer obra, ao necessário distanciamento crítico das posteriores.

Palabras clave : Autor; Desejo; Efeitos do inconsciente; Leitor; Obra literária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )