SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número3Nuevas construcciones en análisis ante el vacío psíquico, o el tedio y la apatíaPsicoanálisis Solidario: proyecto de la Dirección de la Comunidad y Cultura de la Febrapsi (2020) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

GOMES, Mário César Coelho  y  MALISKA, Maurício Eugênio. A voz no limiar entre a carne e a palavra no teatro de Valère Novarina. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.3, pp.167-176. ISSN 0486-641X.

RESUMO Este artigo tenta fazer uma aproximação entre o teatro de Valère Novarina e a psicanálise lacaniana através da abordagem do objeto voz. No teatro de Novarina, vemos uma profusão da palavra no intuito de extrair não o seu sentido, mas a sua voz, como um pedaço de corpo que é lançado no espaço cênico. Na psicanálise, a voz desponta não como um veículo ou um instrumento da palavra, mas como aquilo que se subtrai dela na constituição do sujeito e permanece enquanto resto. O resto vocálico é o que retorna à cena, seja no teatro do dramaturgo francês, seja na própria sessão analítica, como um real do corpo que insiste em transmitir algo para além do sentido. Dessa forma, o objeto voz é o pivô dessa aproximação justamente por ser o inexorável do sujeito, a libra de carne que o sujeito perde para se constituir e retorna para o palco da vida numa insistente presença.

Palabras clave : voz; palavra; teatro de Novarina; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons