SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O que revelam as teses e dissertações sobre linguagem e comunicação da pessoa com necessidades especiais?A prevenção da AIDS em universitários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

BRAVO, Omar Alejandro. Discurso sobre drogas nas instituições públicas do DF. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp.39-51. ISSN 1413-389X.

O fenômeno do consumo de drogas apresenta-se hoje como complexo. Essa complexidade se expressa nas instituições que, de alguma forma, lidam com a questão: Saúde, Segurança Pública e Educação, entre outras, que não delimitam os seus espaços particulares de atuação. Existem atualmente dois discursos contrapostos a respeito do consumo de drogas: o tradicional, ligado a posturas repressivas, que considera só as drogas ilegais, criminalizando o usuário; e um novo, denominado de redução de danos, que tem como objetivo a diminuição dos efeitos prejudiciais do consumo. No marco particular das instituições públicas do Distrito Federal, analisam-se tanto os tipos de discursos predominantes em cada uma delas, como as relações de poder que permitem e organizam. Consideram-se os níveis de gestão responsáveis por determinar e executar as políticas de prevenção e atendimento às toxicomanias. A análise crítica do discurso utilizada neste trabalho permite a análise e interpretação das entrevistas realizadas nas instituições.

Palabras clave : instituições; droga; discursos; poder.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )