SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Efectos de la enseñanza del ecoico asociada a repertorios básicos de lectura sobre el nombramiento de palabras en niños con discapacidad intellectualDinero y conyugalidad: una revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MOREIRA, Márcio Borges; OLIVEIRA, Adriana  y  HANNA, Elenice S.. Arranjo de estímulos em treino discriminativo simples com compostos e emergência de classes de estímulos equivalentes. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.351-367. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2017.1-19Pt.

RESUMO O treino discriminativo simples simultâneo com compostos (DSSi) tem produzido variabilidade nos resultados de testes de estímulos equivalentes. O presente trabalho investigou em dois estudos o papel de variáveis metodológicas, que alteram as chances de controle por aspectos não definidos como relevantes, sobre a formação de classes de estímulos equivalentes. O Estudo 1 avaliou o efeito da utilização de um composto incorreto (S-) para cada composto correto (S+) em cada tentativa do DSSi que garantia o contexto de discriminação condicional sem redundância (e.g., A1B1 com A1B2 ou A1B1 com A2B1). Cinco estudantes universitários aprenderam as discriminações básicas e mostraram relações simétricas e transitivas. O Estudo 2 verificou o efeito da inclusão de um elemento redundante (mancha preta) nos compostos de uma das classes, utilizando um delineamento intra-sujeito. Avaliou-se o efeito dessa manipulação em um procedimento de treino de relações condicionais arbitrárias com DSSi sobre os desempenhos nos testes de relações emergentes, utilizando-se MTS e DSSi. Os doze universitários mostraram relações simétricas, mas apenas cinco apresentaram relações transitivas. Esses resultados expandem as evidências de que configurações das tentativas de treino e as características irrelevantes dos estímulos podem gerar falso positivo nos treinos discriminativos.

Palabras clave : Discriminações simples simultâneas; estímulos compostos; relações arbitrárias emergentes; estudantes universitários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons