SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2"Peligroso y violento": representaciones sociales de adolescentes en conflicto con la ley en material periodístico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

VIVAS, Jorge  y  RICCI, Lila. Matriz de crenças partilhadas e centralidade sociocognitiva na tomada de decisão modulada pelo canal. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.01-10. ISSN 1676-7314.

Analisou-se a influência social na geração de acordos utilizando a noção de centralidade sociocognitiva inicial e final. Quanto maior é a informação inicial de que um membro partilha com outros, maior é sua centralidade sociocognitiva. Utilizou-se uma tarefa de decisão múltipla e foi verificada a potencialidade do conceito em meios de comunicação mediados por computadores. Os resultados revelam evidência que ajuda a fortalecer a hipótese de que os membros com maior centralidade sociocognitiva exerceriam uma maior influência na constituição do produto grupal, mesmo quando mudado o canal de comunicação. A centralidade sociocognitiva final dependeria da centralidade inicial e do nível de discrepância entre a estimação final e o acordo alcançado pelo grupo.

Palabras clave : Crenças partilhadas; Centralidade sociocognitiva; Influência social; Tomada de decisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )