SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Reflexividad sobre acciones morales en adultos: un estudio fenomenológico-semiótico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.25 no.1 Goiânia enero/abr. 2019

 

EDITORIAL

 

 

 

Iniciar mais um ano significa intensificar os esforços já implementados na direção de qualificar uma produção. O cenário das pesquisas em Fenomenologia no Brasil tem apresentado sinais positivos, seja em termos de volume de produção, ou em termos de interlocução; igualmente em termos de diversificação de temáticas e de modelos de pesquisa, e em termos da qualidade desta produção.

Este último dado - mesmo positivo - ainda representa o maior desafio para aqueles que aqui se empenham em aprofundar as leituras em Fenomenologia, e para aqueles que buscam aplicações diversas às Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. Ao longo dos três últimos anos, buscamos ampliar o espectro de nossas publicações, formalizando critérios mais rigorosos de avaliação, diversificando os campos de pesquisa, e abrindo cada vez mais para "olhares" diversos -particularmente aqueles que buscam aprofundar estudos filosóficos, e aplicabilidades ao campo da saúde -; além de intensificar os esforços para uma maior visibilidade internacional, com publicações em inglês e espanhol, e com traduções, sempre que possível. Com isto, afirmamos nosso compromisso com a própria história da Fenomenologia: rigor, abertura e múltiplos sentidos.

O esforço da Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica e de todo seu Corpo Editorial, se consubstancia no aumento das submissões e das publicações (o que acarretou a mudança da periodicidade da revista, desde 2017, para quadrimestral), num maior índice de revisão e de não aceitação de manuscritos (mantendo o compromisso da qualidade), e no respeito à periodização, cumprindo rigorosamente seus prazos: tanto que, o número ora em apresentação - o primeiro de 2019 - foi finalizado ainda em novembro de 2018.

A Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, cumpre assim, sua meta de se apresentar e se oferecer como um veículo sério e digno deste importante pensamento contemporâneo, agradecendo aos colaboradores e autores que abrilhantaram nosso caminho ao longo desse doze anos de lutas e esforços; aos editores e avaliadores - sem os quais todo esse esforço não lograria o sucesso alcançado - e convidando a todos a divulgar e disseminar as produções da revista.

O número que ora apresentamos traz essa diversidade implicada: Semiótica, saúde, ludoterapia, contação de histórias, linguagem, hipnose, organizações, violência e sociedade, são alguns dos temas que o compõe; finalizando com um resgate, um vislumbre de nossa história, um extrato de uma das primeiras publicações de Fenomenologia no Brasil.

Boa leitura a todos.

 

Adriano Holanda
(Editor)

(Este número foi finalizado em 29 de novembro de 2018)

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons