SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Protocolo de evaluación transdiagnóstico para estrés, ansiedad y depresión: un análisis con víctimas colombianasPercepción de la salud: validación de una escala para la población portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MAFRA, Anthonieta Looman; CASTRO, Felipe Nalon  y  LOPES, Fívia de Araújo. Nível socioeconômico e autopercepção como parceiro romântico no ambiente universitário. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp.2147-2156. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2018.4-16Pt.

De acordo com a perspectiva da Psicologia Evolucionista, existem diferentes padrões de preferência sexual para homens e mulheres. Sabe-se que essas preferências são moduladas pela autopercepção dos indivíduos e que o contexto, por sua vez, pode afetar a mesma. O presente trabalho buscou verificar se o contexto econômico, indicado pelo poder aquisitivo, afeta a autopercepção como parceiro romântico. Para isso, 316 universitários responderam um questionário indicando sua classificação socioeconômica e autopercepção como parceiro romântico. Os resultados indicaram que a autopercepção da condição financeira diferiu de acordo com o nível socioeconômico. Contudo, diferença com relação à percepção da atratividade geral foi maior em homens de classe A comparado a mulheres da mesma classe, enquanto que para a característica determinado/trabalhador houve diferença entre sexos, na qual mulheres avaliaram-se melhor que homens. Os resultados dão suporte à Teoria do Pluralismo Estratégico ao indicar que o ambiente pode influenciar o processo de seleção de parceiros por aumentar a atratividade geral percebida de homens de maior nível socioeconômico em relação aos outros grupos da amostra. Além disso, os resultados sugerem a desigualdade entre os sexos na autopercepção como parceiro romântico.

Palabras clave : Autopercepção; Psicologia Evolucionista; estudantes universitários; nível socioeconômico; reprodução humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons