14 2Lacan e a debilidade mental de Platão e Ernest Jones 
Home Page  


Psicologia em Revista

 ISSN 1677-1168

GAILLE, Marie. A mulher é mãe por natureza? As técnicas de procriação medicalmente assistidas, à luz da psicanálise, no contexto francês. Psicol. rev. (Belo Horizonte) []. 2008, 14, 2, pp.17-36. ISSN 1677-1168.

Este artigo pretende contribuir para a compreensão de uma questão específica, classicamente debatida nas ciências humanas, especialmente nos campos da psicologia, da psicanálise, da sociologia, da antropologia, da filosofia (política, moral ou das ciências): a mulher é mãe por natureza? O texto se situa na interseção da teoria com a prática. Seu objeto se refere à maneira pela qual a psicanálise foi convocada à cabeceira do paciente, a fim de ajudar a compreender o fenômeno da esterilidade, quando esta não se explica somente por razões fisiológicas. Ao mesmo tempo, discute-se o modo pelo qual as práticas de procriação medicalmente assistidas contribuem hoje para renovar as hipóteses teóricas da psicanálise relativas à experiência feminina da gravidez e da maternidade. Este artigo se centra, em especial, em uma das hipóteses elaboradas para se entender a esterilidade, ou seja, a relação da paciente com sua própria mãe e com sua “passividade”.

: Maternidade; Desejo; Psicanálise; Esterilidade; Atividade/Passividade.

        · | | | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License