36 57 
Home Page  


Ide

 ISSN 0101-3106

OLIVEIRA, Solange de. Arthur Bispo: memórias de uma salvação. []. , 36, 57, pp.179-189. ISSN 0101-3106.

^lpt^aEm sua passagem pela Terra, Arthur Bispo do Rosario atendeu a diversas categorias de exclusão: raça, origem, quadro clínico e posição social, todas devidamente transmutadas pela força de verdade de seu trabalho artístico, que instiga e mobiliza a percepção solicitando diferentes aspectos do universo das expressões humanas. A linha condutora deste trabalho aborda a obra secundarizando e relativizando a patologia. Adota, como perspectiva, a voz da exclusão. Prioriza a reflexão sobre o fazer artístico e o querer dizer em seu sentido mais íntimo e profundo, articulando a memória pessoal e social com os conceitos de arte ressignificados e imbricados sob o prisma de um interno em uma instituição psiquiátrica alienado do mundo. A obra têxtil de Bispo do Rosario é o retrato de um Brasil abolicionista, do catolicismo rústico e das tradições artesanais e folclóricas. Interpõe-se, por sua riqueza de expressão, como instrumento potencial para a reflexão sobre questões sociais, humanitárias e, evidentemente, estéticas.^len^aDuring his passage through the earth, Arthur Bispo do Rosario participated in several categories of exclusion: race, social origin, clinical condition, social status, all of them properly transmuted by the force of the truth of his work, that encourages and mobilizes the perception, requesting different aspects of the universe of human expressions. The conducting line of this work addresses the artwork giving a secondary role to the pathology and relativizing it. This way, it adopts as perspective the voice of the exclusion. This work priorizes the reflection over the art making and the "bedeuten" (meaning) in its most intimate and profound sense, articulating personal and social memory with the concepts of art resignified and imbricated through the point of view of an inmate of a psychiatric institution and, in consequence, alienated from the world. The textile artwork of Bispo do Rosario is the portrait of the Brazil shortly after the abolition of slavery, a country in which is present a rustic form of Catholicism, craft traditions and folklore. His work is interpose imposed, for its richness of expression, as a potential instrument for reflection on social, humanitarian and of course aesthetic questions.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )