3 2 
Home Page  


Revista Mal Estar e Subjetividade

 ISSN 1518-6148 ISSN 2175-3644

SILVA, Gislene Maria Barral Lima Felipe da. O desespero contemporâneo em Extensão do domínio da luta, de Michel Houellebecq. []. , 3, 2, pp.292-310. ISSN 1518-6148.

^lpt^aNa sociedade contemporânea, dominada pelo dinheiro e pela erotização desenfreada, as relações humanas caminham rumo ao aniquilamento. O atual estágio de evolução do sistema capitalista caracteriza-se por uma substituição das mercadorias pelas imagens como mediadoras das relações humanas, e o espetáculo tornou-se a forma mais desenvolvida de relação entre as pessoas. Nos espaços sociais, os indivíduos confundem-se em multidões amorfas, sem rostos e sentimentos, incapazes de resistir às imposições e apelos do esquema da indústria cultural, que os reduz a consumidores de artefatos e imagens, incessantemente produzidos. Nesse contexto escatológico é que se move o narrador do romance Extensão do domínio da luta, do escritor francês Michel Houellebecq, obra que ele próprio classifica como um romance da aprendizagem do desgosto, no qual expõe seu desencanto com a humanidade e o desespero em relação à própria vida. Em um mundo que promove a massificação do indivíduo, a escrita literária vem representar um espaço privilegiado de manifestação da subjetividade, conforme se observa na obra em análise. Nela, o narrador dá sua resposta, a partir da condição de massacrado pelas dinâmicas desse mundo, a uma sociedade homogeneizada: na ficção, o indivíduo reina livre e solitário, mas triunfante e concentrado na experiência do existir. Baseada no caos e na barbárie da vida contemporânea, a linguagem da obra assume a crueza de seu conteúdo, sintetizado no desencanto com um cotidiano altamente regrado, previsível e normatizado em todos os seus aspectos. O texto literário constrói, enfim, uma severa crítica ao "progresso" tecnológico e à informatização do cotidiano, que trazem em si uma acentuada pobreza existencial, com a reificação do homem e a fossilização das relações humanas, e acabam por levar o narrador da obra a uma situação de tensão e desespero.^len^aIn the contemporary society, dominated by money and unbridled erotization, human relations go toward to annihilation. The current period of evolution of the capitalist system characterizes itself by the substitution of merchandises by images as mediating of the human relations, and the spectacle became the most developed form of relation between people. In social spaces, individuals confuse themselves in amorphous crowds, without faces and feelings, unable to resist to the impositions and appeals of the scheme of the cultural industry, that reduces them to passive consumers of goods an images, incessantly produced. In this eschatological context, the narrator of the novel Extensão do domínio da luta, by the French writer Michel Houellebecq, moves himself, in a work that he classifies as a novel of learning of the disgust, and where he shows his disenchantment with humanity and his despair in respect to the proper life. In a world that promotes the individual massification, the literary writing represents a privileged space of manifestation of the subjectivity, as it is observed in the analyzed work. In it, the narrator gives his reply, from the condition of massacred by the dynamics of this world, to a homogenized society: in the fiction, the individual reigns free and solitary, but triumphant and concentrated in the experience of existing. Based in the chaos and the barbarity of the contemporary life, the language of the work absorbs the crudity of the content, synthesized in the disenchantment with a highly ruled, previsible and standardized quotidian in all its aspects. In this way, the literary text constructs a severe critical to the "technological progress" and to the informatization of everyday life, that bring in themselves a accented existential poverty, with the reification of man and the fossilization of the human relations, and take the narrator to a tension and despair situation.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License