9 1 
Home Page  


Psic: revista da Vetor Editora

 ISSN 1676-7314

ABAL, Facundo Juan Pablo et al. O Modelo Múltipla Escolha e sua utilidade para a redução dos distratores. []. , 9, 1, pp.81-87. ISSN 1676-7314.

A redução dos distratores pode ser uma ferramenta útil para melhorar a qualidade psicométrica de um teste ou reduzi-lo sem que a validade de conteúdo seja prejudicada. O objetivo deste trabalho é apresentar critérios para a redução dos distratores surgidos da análise das curvas características de um modelo da Teoria de Resposta ao Item: A Múltipla Escolha de Thissen e Steinberg (1997). Foram registrados possíveis comportamentos inadequados dos distratores em dois grupos: curva crescente e curva horizontal. Estas categorias permitem decidir qual a alternativa que é possivel eliminar, baseado no grau de inadequação do funcionamento do distrator. Este procedimento permite ter um conjunto de opções mais homogêneo e mais plausível. Se discute as vantagens de fazer implementações destes critérios em diferentes etapas de elaboração e adaptação de um teste.

: Análise de distratores; Análise de itens; Teoria de resposta ao item; Modelo Multiple Choice; Modelo de Thissen y Steinberg.

        · |     ·     · ( pdf )