8 2 
Home Page  


Psicologia Ensino & Formação

 ISSN 2177-2061 ISSN 2179-5800

     

https://doi.org/10.21826/2179-580020178112 

Editorial

Editorial

A Revista Psicologia: Ensino e Formação, em seu segundo número do ano de 2017, apresenta por meio de sua equipe editorial mais esse compromisso da Gestão ABEP 2017 e 2019.

Este volume, aborda o papel edificante que os serviços escolas no contexto do Ensino e da Formação em Psicologia, ressaltando a construção de uma Psicologia implicada com os processos de mudança social, expressos nas produções dos serviços-escolas em diferentes contextos do Ensino e da Formação.

Este último número de 2017 concluir esta nova fase da revista, a qual contou com o apoio do CRP 06 São Paulo, para o qual a diretoria registra seu agradecimento e reconhecimento. Destacamos que volumes 6, 7 e 8, em representam o momento de revitalização visual e editorial, com a adoção de inovações coo o uso do Qr-Code a partir do DOI de cada artigo, favorecendo a visibilidade de cada publicação.

Iniciamos, com as contribuições no Pensar e Fazer em serviços escolas, Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida e Gustavo Paiva de Carvalho, em “O que nos Leva a Fazer o que Fazemos? Relatos de Experiências em Estágios Supervisionados”; partem da experiência do estágio curricular na formação em psicologia nos laboratórios; Laboratório de Investigação em Ciências Cognitivas – LABICC e Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento – LAPENEC, da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Em seguida, as reflexões críticas de Paula Fontana Fonseca; em “Estágios em Psicologia e Educação: Itinerários Singulares de Formação”, problematizam a função do estagiário e mais amplamente do próprio psicólogo na Educação. O que nos remete ao percurso de, Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Leonardo de Oliveira Barros e  Helder Henrique Viana Batista, que apresentam aos conhecimentos psicométricos e estatísticos, que subsidiam os testes psicológicos; em “Competências na Avaliação Psicológica de Graduandos em Psicologia: Análise do Ensino e Experiência em Estágios”, com pesquisas que indicam a presença média de três disciplinas de Avaliação Psicológica ao longo da graduação, falta conhecimento teórico sobre os instrumentos psicológicos além de  técnicas complementares do processo avaliativo, evidenciado a necessidade de avanços mais consistências sobre o tema no contexto da formação e atuação profissional.

Aprofundando a temática da Avaliação Psicológica, Katya Luciane de Oliveira; Amanda Lays Monteiro Inácio e Patrícia Silva Lúcio; em “Serviço de Avaliação Psicológica no Contexto Judiciário: um Relato de Estágio”; enfatizam a necessidade de que formação permita o contato com conteúdo teóricos e a vivência prática realizada por meio do estágio durante a graduação em Psicologia realizados serviço-escola.

Na sequência uma pesquisa com, Laylla Carolina Silva Gendiroba, Pedro Paulo Almeida Pimentel e Luiz Carlos Castello Branco Rena; em: “NUPSI: Perfil dos Usuários, suas Demandas de Atenção Psicológica e Modalidades  de  Atendimento”; sobre o projeto de pesquisa buscou compreender os fatores de adesão e desistência do tratamento psicológico a partir da análise das demandas e queixas entre usuários, em um serviço escola do Curso de Psicologia da PUC Minas/Betim.

Assim como, as contribuições de Natália Moraes Góes e Evely Boruchovitch; que demonstram criativamente como: “O Uso do Mapa Conceitual na Formação de Futuros Professores em Disciplina de Estágio Supervisionado: um Relato de Experiência”; promovem a autorreflexão de professores sobre a própria aprendizagem.

Destacamos ainda o tema dos egressos, na contribuição de Isabel Corrêa Pacheco e Stefania Rodrigues de Oliveira Viana; que apresentam “As Contribuições do Núcleo de Práticas Psicológicas para Formação dos Acadêmicos em Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni”, e partem da pesquisa descritivo do método quantitativo para esta oferta neste volume,

Por fim, incorporando uma compreensão crítica a produção científica sobre supervisão de estágios, Maíra Bonafé Sei e Ricardo da Silva Franco; em; “Supervisão Grupal de Estágio em Psicologia Clínica: Revisão da Literatura”; reconhece a centralidade do processo de supervisão na formação em psicologia, com foco acerca da modalidade grupal de supervisão clínica. além de ressaltar aspectos sobre habilidades do próprio supervisor frente a este cenário.

Em tempos de violação de direitos e crescimento do conflito social, nas polarizações sociais, as produções aqui reunidas, representam em muitos aspectos as importâncias dos papeis e relações de ensino e formação que ocorrem nestes territórios de ensino em serviço.

Este número reafirma também a importância da revista Psicologia: Ensino e Formação como necessário espaço de encontro de ideias e resistência crítica.

 

Colegiado de editores

Dreyf de Assis Gonçalves

Monica Ramos Daltro

João Eduardo Coin de Carvalho

Alexandre Lório Ferreira

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License