SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Aspectos psicológicos em dermatologia: avaliação de índices de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vidaA realidade das mães numa unidade de terapia intensiva neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

OLIVEIRA, Ana Carolina Sales; DE ALMEIDA, Elizabeth Oliveira Crepaldi; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales  e  PINTO, Ana Beatriz D'Alma. Como brincam as crianças surdas: um estudo à luz da fonoaudiologia. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp.77-84. ISSN 1676-7314.

Este estudo tem como objetivo analisar por meio de observação em atividades livres o brincar de crianças surdas em um instituto especializado. Participaram 18 crianças surdas na faixa etária compreendida de 2 a 5 anos de ambos os sexos, estudantes de um instituto para surdos no interior de Minas Gerais. Foram efetuadas cinco observações e uma filmagem, pelas pesquisadoras que analisaram os resultados de como brincam as crianças surdas e puderam-se extrair dados para as atividades profissionais do fonoaudiólogo. Tanto as observações quanto a filmagem foram realizadas na própria escola, no horário do recreio, e permitiram captar uma variedade de situações ou fenômenos obtidos na "própria realidade". Os resultados deste estudo trouxeram contribuições do brincar no espaço onde exista a palavra, levando o fonoaudiólogo a se preocupar não apenas com os brinquedos e as ações, mas com o que a criança "fala" (simbologia) no brincar.

Palavras-chave : Brincar; Surdez; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )