Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicanálise
versão impressa ISSN 0486-641X
Resumo
HAUDENSCHILD, Teresa Rocha Leite. Produções oníricas e expansões de continência psíquica e do pensar na análise de um adolescente. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.4, pp.37-58. ISSN 0486-641X.
A partir da análise de um adolescente com falhas de continência primária a autora mostra como, contando com a capacidade de rêverie e continência da analista, o paciente vai constituindo sua autocontinência psíquica. Por meio da compreensão afetiva das relações pré-genitais e genitais com a mãe, o pai e o casal parental, vão surgindo integrações das imagos "boas" e "más" do casal e de si mesmo, como também expansão de seu continente mental. Durante o processo analítico podem observar-se momentos de "virada" (J.M. Quinodoz, 2001), marcados por imagens, relatos e sonhos que, ainda que pareçam primitivos e regressivos, assinalam uma significativa mudança estrutural na vida psíquica do paciente. Essa mudança se dá pela integração tanto de aspectos do self cindidos, negados e inibidos, quanto de aspectos que surgem pela primeira vez na análise. A intenção da autora é focar o trabalho do sonho e do pensar do paciente, cujos frutos, amadurecidos no encontro analítico, vão mostrando o paulatino desenvolvimento de sua capacidade de pensar e simbolizar, de conter e expressar sua própria realidade psíquica, como também o desenvolvimento de sua personalidade.
Palavras-chave : psicanálise de adolescentes; trabalho do sonho; pensar; continente; rêverie; fatos selecionados; mudança psíquica.