SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

LOBOSQUE, Ana Marta. Foucault e a luta antimanicomial brasileira: uma intensa presença. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.324-336. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p324-336.

No livro intitulado História da loucura na Idade Clássica, Michel Foucault mostra como o nascimento do asilo, assim como o da disciplina psiquiátrica ali constituída, insere-se em toda uma constelação do castigo e da culpa, tal como veio a configurar-se no fim do século XVIII, a partir de certos rearranjos e mutações das configurações de poder. Sustentando que a análise de Foucault se inspira na perspectiva genealógica nietzschiana, a autora recapitula e comenta algumas das principais teses apresentadas por ele nesse livro. A importância da contribuição do autor na origem e no desenvolvimento da luta antimanicomial brasileira é destacada e interrogadas algumas de suas ressonâncias no cenário da saúde mental e da conjuntura político-institucional no Brasil de hoje.

Palavras-chave : Luta antimanicomial; Psiquiatria; Loucura; Culpa; Castigo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons