SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número56O rap, a revolução e a educação: do Bronx à Primavera ÁrabeTransferências: uma tela cubista? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

JUNQUEIRA FILHO, Luiz Carlos Uchôa. Entre a criação e a invenção: a busca pela forma em George Steiner, Wilfred Bion e Rem Koolhaas. Ide (São Paulo) [online]. 2013, vol.36, n.56, pp.161-175. ISSN 0101-3106.

A questão central subjacente a este artigo são as limitações da palavra, e, por extensão, da linguagem na apreensão, registro e comunicação da experiência emocional. Bion destacou-se no cenário psicanalítico por tentar contornar estas limitações pela criação, ao final de sua obra, de uma "linguagem de ficção científica" que, ao integrar os vértices místicos, estéticos e científico-filosóficos, tem nos ajudado na clínica a nos dirigir a nossos analisandos com uma "linguagem certeira". Encontrei na extensa obra ensaística de George Steiner um rico material para nos ajudar a entender a forma a partir da poiesis filosófica e poética. Para encerrar, pareceu-me inspirador fazer referência ao provocador conceito de "espaço-lixo", proposto pelo arquiteto-urbanista Rem Koolhaas, talvez o maior estudioso atual dos efeitos sociais caóticos da pós-modernidade.

Palavras-chave : Forma; Criação; Invenção; Metapsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )