SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número59Os ideogramas de francescoPalavras náufragas: relatos de vida de uma moradora de rua em Brasília índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

FONOFF, Fernanda Mara Colucci. Martim - pescador de palavras: a trama da linguagem em Clarice Lispector. Ide (São Paulo) [online]. 2015, vol.37, n.59, pp.69-79. ISSN 0101-3106.

A trama da linguagem no tocante à concepção e ao enredo da obra A maçã no escuro (1961), de Clarice Lispector, é nosso fio condutor. A linguagem de Martim, entrelaçada à sua aventura interior - seu percurso pela e para linguagem, a fim de alcançar sua individuação, através do retorno simbólico à gênese do mundo, à gênese do homem e à gênese da criação literária -, é o que nos propomos a acompanhar de perto nesta análise. Para tanto, realizar-se-á o estudo do percurso de Martim, que se caracteriza, sobretudo, pelos movimentos narrativos de recuos assim como de avanços, ao qual denominaremos de movimento helicoidal. A fortuna crítica da autora, especialmente da crítica literária deste romance, unidas à teoria psicanalítica assim como à teoria literária, servirão como subsídios desta empreitada.

Palavras-chave : Psicanálise; Literatura; Linguagem; Clarice Lispector; Individuação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )