SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número especialQuem Pode Falar no Divã? Raça e Psicanálise SituadaLélia Gonzalez: Uma Ponte entre a Descolonização e a Contracolonização da Psicanálise Brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BISPO, Fábio Santos  e  GUERRA, Andréa Máris Campos. Racismo e Sexismo: Estruturas de Transmissão, Incidências da História e Insistências do Real. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2023, vol.23, n.spe, pp.1212-1232.  Epub 20-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.80057.

Este artigo propõe articulações entre as estruturas coloniais de incidência do racismo e do sexismo no laço social e suas vias de inscrição no inconsciente e no corpo. Partimos de um debate sobre o enquadre colonial da subjetividade e de questões levantadas por Frantz Fanon acerca do modo como o racismo se conecta com a lógica fálica do complexo de Édipo para avaliar sua validade em relação à realidade de povos colonizados. Retomamos formulações freudianas e lacanianas úteis para abordar essa encruzilhada, a partir dos caminhos apontados por Lélia Gonzalez ao discutir as subversões operadas pela mulher negra diante do racismo e do sexismo no contexto brasileiro. Com base em alguns fragmentos clínicos, sustentamos que uma abordagem clínica da perspectiva interseccional antecipada por Lélia Gonzalez demanda uma tomada dialética das relações entre estrutura e história, entre o coletivo e o singular e entre o inconsciente colonizado e o resto que escapa e subverte as relações de dominação.

Palavras-chave : psicanálise; colonização; inconsciente; racismo; sexismo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )