SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Identidad social y protesta política en la transición democrática mexicanaCritères attributifs de sanction et “culture de métier”: approche comparative dans la justice naïve versus “experte” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

FERREIRA, Maria Cristina et al. Individualismo e coletivismo, percepções de justiça e comprometimento em organizações latino-americanas. Interam. j. psychol. [online]. 2006, vol.40, n.1, pp.9-20. ISSN 0034-9690.

O presente trabalho investigou os efeitos das percepções de justiça no comprometimento afetivo e normativo, assim como o papel moderador do individualismo em tais relações. A amostra foi composta por 203 trabalhadores argentinos, 411 brasileiros e 383 mexicanos pertencentes a empresas públicas e privadas. Foi observado que a justiça processual e a distributiva relacionaram-se positivamente com o comprometimento afetivo e normativo, embora a justiça processual tenha apresentado maior poder preditivo. O individualismo não atuou como moderador em nenhuma das relações estudadas. Um resultado inesperado foi o efeito positivo do coletivismo no comprometimento afetivo. Os dados obtidos foram interpretados à luz dos modelos de dois fatores e sistema-agente de justiça organizacional. À guisa de conclusão, são discutidas implicações para a pesquisa e a prática na área.

Palavras-chave : Valores individualistas; Justiça organizacional; Comprometimento organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )