SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Particularidades dos Terapeutas Cognitivo-Comportamentais Argentinos na terra da psicanálisePrática de mindfulness no manejo da dor e otimização da qualidade de vida em pacientes com fibromialgia: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SOUZA, Natália Ferreira  e  LISBOA, Walter. Terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração no Brasil: revisão de escopo. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.1, pp.74-84.  Epub 01-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230010.

As terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) de terceira geração têm evidências de sua eficácia para diversos casos clínicos, principalmente em estudos internacionais. No cenário brasileiro, também é observada essa ascensão, ainda que mais recente e em menor escala. O objetivo deste estudo foi investigar o panorama atual das pesquisas em TCCs de terceira geração no Brasil. Foi realizada uma revisão de escopo nos bancos de dados SciELO, LILACS e PePSIC, seguindo as diretrizes do Joana Briggs Institute e protocolo PRISMA, tendo sido encontrados 598 estudos, dos quais 16 foram selecionados e submetidos à análise bibliométrica e de conteúdo. As práticas clínicas tiveram ampla aplicação em diversos contextos clínicos, com práticas individuais e em grupo. Os resultados apontam para eficácia das intervenções das terapias de terceira geração, com redução ou eliminação de sintomas disfuncionais, e mudanças comportamentais clinicamente relevantes.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Revisão; Prática clínica baseada em evidências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )