Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Ide
versão impressa ISSN 0101-3106
Resumo
GUIBERT, Bernard. A metamorfose das necessidades em desejos. Ide (São Paulo) [online]. 2014, vol.37, n.58, pp.71-84. ISSN 0101-3106.
Lacan e Kojève "modernizaram" a ideia hegeliana do desejo colocado como essência da espécie humana, inspirando-se na linguística estruturalista que inscreve o sujeito na linguagem. O capitalismo determina social e historicamente esse desejo, já que as trocas mercantis constituem uma linguagem grosseira, a "linguagem que as mercadorias falam entre si", segundo a feliz frase de Marx. Disso resulta que o propósito aparentemente racional das compras, o imperativo de satisfazer as necessidades vitais finitas, é metamorfoseado na busca compulsiva e inconsciente por desejos venais inacessíveis e infinitos - compulsão assimilável à perversão sexual do fetichismo - o que abre perspectivas de mercantilização ilimitada à globalização capitalista.
Palavras-chave : Dinheiro; Capitalismo; Marx; Lacan; Economia; Perversão; Alienação; Necessidade; Desejo; Fetichismo ilimitado.