SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Intersexualidade e direito à identidade: uma discussão sobre o assentamento civil de crianças intersexuadaMaternidade e o abuso sexual infantil intrafamiliar: garantir um colo protetor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Ajustamento diádico e conjugalidade: avaliação do bem-estar no casamento. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2012, vol.22, n.3, pp.367-372. ISSN 0104-1282.

Este estudo teve por objetivo discutir a utilização da Escala de Ajustamento Diádico (EAD) para a avaliação do construto conjugalidade, a partir da investigação das correlações entre as suas dimensões: coesão, consenso, satisfação e expressão do afeto. A escala foi aplicada em uma amostra de conveniência e não-probabilística de 106 pessoas casadas e coabitando há 16,11±11,35 anos. Os dados obtidos evidenciaram que todos os domínios da escala correlacionaram-se moderadamente entre si, embora a análise multivariada stepwise aponte que apenas a coesão diádica esteve diretamente associada ao consenso diádico e à expressão do afeto. Tal achado confirma a adequação da escala para a mensuração não apenas do ajustamento diádico, mas também da conjugalidade. Sugere-se a possibilidade de utilização combinada com outros instrumentos associados, que avaliem dimensões individuais de satisfação com o cônjuge.

Palavras-chave : casamento; estado conjugal; avaliação; escalas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )